Anuncie aqui

Anuncie aqui

Anuncie Aqui-2

Postagem Carrossel

domingo, 28 de junho de 2026 às 11:25

Prefeitura de Timon lança Comitê de Integridade Pública e celebra os 20 anos da Controladoria Geral do Município

A Prefeitura de Timon realiza, amanhã (29), a partir das 8h, no Centro de Convenções Maranhense, um evento que marca um importante avanço na governança pública municipal: o lançamento oficial do Comitê de Integridade Pública de Timon e do Programa Municipal de Integridade, além da celebração dos 20 anos da Controladoria Geral do Município (CGM).

A programação reunirá autoridades, especialistas e gestores públicos para discutir temas relacionados à ética, transparência, governança e fortalecimento dos mecanismos de controle na administração pública.

Um dos destaques será a palestra magna do ministro Benjamin Zymler, do Tribunal de Contas da União (TCU), que abordará o tema "Integridade na Gestão Pública: do Compromisso Formal à Transformação Real".

Durante o evento também será realizada a posse simbólica dos integrantes do Comitê de Integridade Pública de Timon, marco institucional que reforça o compromisso da gestão municipal com a prevenção de riscos, a promoção da transparência e o fortalecimento da cultura da integridade no serviço público.

A programação contará ainda com palestras de especialistas reconhecidos nacionalmente sobre programas de integridade, governança, licitações, contratos e o papel estratégico do controle interno na gestão pública.

Serviço

Lançamento do Comitê de Integridade Pública de Timon e comemoração dos 20 anos da Controladoria Geral do Município.

Quando: 29 de junho (segunda-feira), a partir das 8h.

Onde: Centro de Convenções Maranhense.

Prefeito Nonatinho inaugura UBS da Santa Helena e reforça estrutura da saúde em Matões

A Prefeitura de Matões, sob a liderança do prefeito Nonatinho, realizou neste sábado (28) uma série de importantes entregas que fortalecem a rede municipal de saúde e ampliam os serviços oferecidos à população.

Durante a solenidade, foram entregues a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santa Helena, uma ambulância, uma unidade móvel odontológica e os novos fardamentos para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE).

O evento contou com a presença do prefeito Nonatinho, do senador Weverton Rocha, do deputado Juscelino Filho, da deputada Cláudia Coutinho, além de vereadores, autoridades municipais e da população.

As entregas representam mais estrutura, qualidade no atendimento e melhores condições de trabalho para os profissionais da saúde, reforçando o compromisso da gestão municipal com o bem-estar dos matoenses.

“Cada entrega representa mais cuidado, mais estrutura e mais qualidade de vida para quem vive em nossa cidade. Seguimos trabalhando com compromisso e responsabilidade para transformar de verdade a vida das pessoas, levando mais saúde, dignidade e desenvolvimento para todos os matoenses”, destacou o prefeito Nonatinho.

sábado, 27 de junho de 2026 às 14:15

Prefeitura de Timon leva serviços de saúde ao Povoado Coheb e aproxima atendimento da população da zona rural

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), realizou neste sábado, 27 de junho, uma grande ação itinerante de saúde no Povoado Coheb, na zona rural do município. A iniciativa levou diversos serviços à comunidade, entre eles vacinação, consultas médicas, atendimento de enfermagem e a Auditoria Itinerante, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde.

A ação faz parte da estratégia da Secretaria Municipal de Saúde de descentralizar os atendimentos e aproximar os serviços da população da zona rural, garantindo mais acesso à Atenção Primária e um atendimento cada vez mais humanizado e acolhedor.

Moradora da comunidade, Silmara Santana aproveitou a ação para realizar consulta médica e atualizar a caderneta de vacinação dos três filhos. Ela destacou a importância da iniciativa para os moradores da região.

“Hoje estamos tendo vacina, consulta com médicos e marcação de consultas. Aqui é uma comunidade que tem muitos idosos, que possuem uma dificuldade maior de ir até a cidade. Eu agradeço à Prefeitura por ter trazido esse projeto para nossa comunidade. Também vim me consultar e trouxe meus filhos para atualizar o cartão de vacinação deles”, afirmou.

Além dos atendimentos de rotina, a ação permitiu que moradores tivessem acesso a serviços de saúde sem a necessidade de deslocamento até a zona urbana, proporcionando mais comodidade e fortalecendo o vínculo entre as equipes da Atenção Primária e a comunidade.

A Prefeitura de Timon reforça que as ações itinerantes continuarão sendo realizadas em outras localidades da zona rural, levando serviços essenciais de saúde cada vez mais perto da população e ampliando o acesso aos atendimentos em todo o município.

Câmara de Timon aprova reajustes e novos planos de carreira para servidores do SAAE e da Controladoria

A Câmara Municipal de Timon aprovou, em segunda votação durante sessão extraordinária realizada na última sexta-feira (26), dois projetos de lei complementares de autoria do Poder Executivo que garantem reajustes e a reestruturação dos planos de cargos, carreiras e vencimentos dos servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e da Controladoria Geral do Município.

As matérias foram aprovadas por unanimidade, cumprindo o rito legislativo previsto no Regimento Interno da Casa, e representam um avanço para duas categorias que aguardavam a atualização salarial e a reestruturação funcional há mais de uma década.

O Projeto de Lei Complementar nº 004/2026 altera dispositivos da Lei Complementar nº 031/2015, atualizando a tabela de vencimentos dos servidores do SAAE. Já o Projeto de Lei Complementar nº 005/2026 institui o Plano de Carreiras, Cargos e Vencimentos dos servidores efetivos da Controladoria Geral do Município.

O presidente da Câmara, vereador Uilma Resende, destacou que o Legislativo tem acompanhado a política de valorização dos servidores adotada pela gestão do prefeito Rafael Brito.

"Estamos dando mais uma demonstração de reconhecimento aos servidores públicos. Praticamente todas as categorias do município já receberam valorização, reajustes, incentivos ou atualização dos seus planos de carreira. Agora, seguem as conversações com os agentes de endemias, que devem ser a próxima categoria contemplada", afirmou.

Segundo o presidente, a valorização do funcionalismo deixa um legado permanente para o município.

"Os mandatos passam, mas os servidores permanecem. É importante garantir melhores salários e direitos, inclusive para que tenham uma aposentadoria mais digna no futuro", ressaltou.

Para os servidores beneficiados, a aprovação representa o fim de uma espera de vários anos.

Servidor efetivo da Controladoria Geral do Município, Renan Teixeira agradeceu o diálogo mantido entre a categoria e a administração municipal.

"Esperávamos por esse momento há quase dez anos. Agradecemos ao prefeito pela sensibilidade de dialogar conosco. Agora, nossa responsabilidade aumenta ainda mais para prestar um serviço de qualidade à população", declarou.

No SAAE, o sentimento também foi de reconhecimento. O servidor Dielson afirmou que a aprovação atende a um antigo pleito da categoria.

"Era um sonho de todos os servidores. Foram onze anos de luta. Muitos colegas já pensavam na aposentadoria e agora poderão alcançar esse direito com mais dignidade. Agradecemos aos vereadores pela aprovação unânime e ao prefeito Rafael Brito por cumprir um compromisso assumido com a categoria", afirmou.

Com a aprovação em segunda votação pela Câmara Municipal, os projetos seguem para sanção do Poder Executivo e posterior publicação, passando a produzir seus efeitos legais.

sexta-feira, 26 de junho de 2026 às 17:14

Thallys Monteiro acompanha pavimentação de rua no bairro Sete Estrelas

O vereador Thallys Monteiro acompanhou, na manhã desta sexta-feira (26), o início da pavimentação em bloquetes de uma rua no bairro Sete Estrelas, em Timon.

A obra atende a uma reivindicação dos moradores e foi uma das demandas defendidas pelo parlamentar desde o início do mandato. Segundo Thallys, o trabalho é resultado do programa TOP e representa mais mobilidade, segurança e qualidade de vida para a população.

Durante a visita, o vereador destacou que continuará lutando para que outras ruas do bairro também sejam contempladas com pavimentação. Ele ainda parabenizou o prefeito Rafael e o secretário de Infraestrutura, Marcel, pelo compromisso com o desenvolvimento da cidade.

Câmara de Timon realiza sessão extraordinária para votação de projetos sobre planos de carreiras de servidores

A Câmara Municipal de Timon realiza nesta sexta-feira (26), às 14h30, a 366ª Sessão Extraordinária da atual Legislatura. Na Ordem do Dia constam dois projetos de lei complementar de autoria do Poder Executivo que tratam da estruturação e valorização das carreiras de servidores públicos municipais.

O primeiro item da pauta é o Projeto de Lei Complementar nº 004/2026, que altera dispositivos da Lei Complementar Municipal nº 031/2015, responsável pelo Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Timon. A proposta atualiza a tabela de vencimentos da categoria e prevê outras adequações administrativas. O projeto será apreciado em segunda votação.

Também será submetido à segunda votação o Projeto de Lei Complementar nº 005/2026, que institui o Plano de Carreiras, Cargos e Vencimentos dos servidores públicos efetivos da Controladoria Geral do Município de Timon. A matéria estabelece a organização das carreiras, critérios de evolução funcional e a estrutura remuneratória dos servidores do órgão.

A realização da sessão extraordinária reforça o compromisso do Poder Legislativo Municipal com a apreciação de matérias de interesse da administração pública e dos servidores municipais, assegurando a continuidade da tramitação legislativa e o cumprimento das atribuições constitucionais da Câmara Municipal.

A pauta da sessão foi regularmente publicada no Diário Oficial Eletrônico do Município e no Diário Oficial Eletrônico do Legislativo Municipal, em conformidade com a Lei Orgânica do Município e a legislação vigente.

Aberta novas inscrições para o programa Kit Crédito da Prefeitura de Timon

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Empreendedorismo, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SEMEDESTT), lançou edital com novas vagas para o programa Kit Crédito. As inscrições estarão abertas no período de 26 de junho a 1 de julho.

Os interessados poderão se inscrever de forma prática pelo aplicativo Conecta Timon, pelo site conecta.timon.ma.gov.br ou presencialmente na sede da SEMEDESTT, localizada na Rua Odilo Costa, nº 48, no Centro. Onde uma equipe estará disponível para orientar os candidatos e esclarecer dúvidas sobre o processo.

Para participar, é necessário ser MEI, apresentar toda a documentação exigida e atender aos critérios previstos no edital. A inscrição exige a entrega obrigatória dos documentos, que serão analisados para verificação do enquadramento e definição dos selecionados.

Entre os requisitos está a apresentação de um plano de negócio simplificado, no qual o empreendedor deverá informar de que forma pretende utilizar o recurso. A exigência busca assegurar que o investimento seja aplicado de maneira estratégica, contribuindo para o fortalecimento e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos locais.

O resultado dos selecionados será divulgado no dia 17 de julho. Após essa etapa, os candidatos poderão apresentar recursos nos dias 20 e 21 de julho.

Antes da liberação do crédito, os aprovados participarão de uma capacitação obrigatória oferecida pelo Sebrae, prevista para ocorrer entre os dias 28 e 31 de julho. Já a entrega da documentação final e a assinatura dos contratos acontecerão entre os dias 20 e 24 de julho.

O processo de seleção seguirá os critérios estabelecidos no edital, incluindo a análise do plano de negócio, assegurando transparência e oportunidade para os empreendedores que desejam investir, ampliar suas atividades e crescer em Timon.

Kit Crédito

O Kit Crédito é uma linha de financiamento, sem juros, no valor de até R$ 5 mil, destinada a Microempreendedores Individuais (MEIs) estabelecidos em Timon. Além do acesso ao crédito, os beneficiários também recebem acompanhamento e capacitação. O programa é financiado com recursos próprios da prefeitura e operacionalizado pelo Banco do Brasil, instituição responsável pelos repasses.

Polícia Civil prende homem com dois mandados de prisão em Caxias

A Polícia Civil do Maranhão, efetuou, na tarde da última quarta-feira (24), a prisão de um homem de 40 anos em cumprimento a dois mandados de prisão expedidos pela Justiça dos estados do Maranhão e do Piauí. A prisão foi realizada no bairro Antenor Viana, em Caxias.

De acordo com as informações da Delegacia Regional de Caxias, um dos mandados foi expedido pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Caxias, onde o preso foi condenado a 17 anos e 8 meses de reclusão pelos crimes de homicídio e lesão corporal gravíssima.

Já o segundo mandado foi expedido pela 4ª Vara Criminal de Teresina, no estado do Piauí, onde o homem é acusado da prática do crime de estelionato.

Após o cumprimento das formalidades legais na delegacia, o preso foi encaminhado à Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) de Caxias, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário. As informações são da Ascom PCMA.