Os trabalhadores do sistema de transporte de Teresina vão parar as atividades a partir das 00h da próxima sexta-feira (26). A informação foi confirmada pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário (Sintetro) da capital, Fernando Feijão. Segundo ele, a categoria entra em greve por tempo indeterminado e pede melhorias nas condições de trabalho e cumprimento no reajuste salarial.
"Tínhamos acordado um reajuste de 12% em janeiro e somente o primeiro mês foi pago. Decidimos então em assembleia nesta segunda-feira [22] que vamos entrar em greve para resolver esse problema. Além disso, há diversas melhorias que pedimos e que não estão acontecendo", declarou.
Entrega de fardamentos, cumprimento do pagamento das férias, plano de saúde, fim do pagamento por parte dos cobradores em caso de assalto aos ônibus e melhorias nas condições precárias dos terminais de ônibus são algumas das reivindicações dos profissionais.
Em toda a capital, são cerca de 2,5 mil trabalhadores, entre motoristas, cobradores, fiscais, mecânicos e outros. Na última sexta-feira (19), a categoria já havia feito uma paralisação por cerca de uma hora, no Centro da capital, como alerta para a possibilidade de greve.
De acordo com o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut), o reajuste não foi pago como o acordado porque não está recebendo da Prefeitura a contrapartida referente ao congelamento da tarifa estudantil.
Portal Cidade Verde
Nenhum comentário:
Postar um comentário