Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
Um dado alarmante no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), 40 por cento dos candidatos eleitos, em Teresina, têm parecer sugestivo para reprovação das contas. A principal irregularidade na prestação de contas dos candidatos foram doações irregulares, como de beneficiários do programa Bolsa Família, por exemplo, que bateu recorde.
A informação é de Raquel Ferro, coordenadora de controle interno no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, observando que o tribunal já informou aos partidos, candidatos e coligações do problema. Pediu explicações e apresentou prazo para o problema ser sanado.
Como são falhas graves nas prestações de contas, o parecer é de reprovação das contas, o que prejudicaria a diplomação de vereadores e prefeito eleito de Teresina. Até mesmo as contas do prefeito Firmino Filho aparecem com beneficiários do Bolsa Família, como doadores de campanha.
Um outro ponto observado por Raquel Ferro é que em muitas das prestações de contas, o dinheiro declarado como movimentado nas campanhas eleitorais não saíram das contas abertas para a movimentação dos candidatos, o que também configura uma grave infração.
Outro ponto que também chama a atenção, são despesas realizadas por candidatos, sem que sejam citadas na prestação de contas. Esse seria um dos prontos mais fácil de ser explicado na defesa dos citados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário