Raimundo Monteiro, no centro, deixará o comando do PT no estado (Foto: Divulgação) |
Militantes do Partido dos Trabalhadores (PT) no Maranhão começam a definir, hoje, em eleição interna, aqueles que vão conduzir os destinos do partido nos próximos anos. Ao todo, três chapas pleiteiam a direção municipal de São Luís. A eleição municipal ocorrerá também em todos os diretórios municipais.
Na eleição de hoje, serão eleitos também os delegados das chapas para a disputa estadual. O candidato que for eleito para a presidência estadual do partido, conduzirá a sigla nas eleições 2018 no Maranhão.
Para o comando estadual, estão concorrendo o deputado estadual Zé Inácio; Augusto Lobato; Eri Castro; Paulo Romão e Francimar Lima. Na última semana os candidatos intensificaram as suas campanhas.
Um aspecto na disputa deste ano chama atenção no partido. Todos os candidatos ao comando estadual apoiam eventual aliança com o governador Flávio Dino (PCdoB), que no próximo ano poderá disputar a reeleição.
Dino guarda a expectativa de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) consiga se candidatar à Presidência da República e apoie a sua reeleição no estado.
O PSDB, neste caso, que tem hoje no Governo o atual vice-presidente, Carlos Brandão, seguiria outro caminho.
Articulação – Dentre os candidatos no partido, o deputado Zé Inácio conta com o apoio da ala da Construindo um Novo Brasil (CNB).
Augusto Lobato, o mais governista dentre os cinco candidatos, conta com o apoio do deputado federal Zé Carlos e do secretário estadual de Direitos Humanos, Francisco Gonçalves.
Já Paulo Romão tem o apoio do secretário estadual de Esportes, Márcio Jardim. Em São Luís, os candidatos são Fernando Magalhães, Honorato Fernandes e Carlitos Reis.
Magalhães conta com o apoio de Zé Inácio e de ala da CNB. Honorato Fernandes conta com a aliança de uma outra ala da CNB e Carlito Reis possui o apoio de Augusto Lobato.
Saiba Mais
A eleição petista, chamada de Processo de Eleição Direta (PED), ocorre das 8h às 17h em todos os municípios do Maranhão. Além de escolher a direção estadual, os filiados irão escolher em cada cidade os membros da direção municipal. Do PED sai ainda os nomes de 260 filiados que participarão do Congresso Nacional do PT, em maio, para a escolha do presidente nacional da legenda. A escolha dos delegados se baseia em indicação de cada chapa, que se dá proporcionalmente a quantidade de voto obtido por cada chapa.
(De O Estado)
Nenhum comentário:
Postar um comentário