Comissão de Educação diz não estar satisfeita com explicações da secretária de Educação
A secretária municipal de Educação de Timon, Dinair Veloso, compareceu na manhã desta quinta-feira, 14, à reunião da Comissão de Educação, Cultura, Saúde, Assistência Social e Trabalho da Câmara Municipal de Timon, para a qual havia sido convocada com o objetivo de prestar esclarecimentos acerca de dados relativos à Educação no município, em especial sobre denúncias de desvios de recursos no transporte escolar e ao atraso no pagamento de salários dos funcionários terceirizados da pasta.O presidente da Comissão, vereador Raimundo da Ração, ressalta que não se deu por satisfeito quanto às informações prestadas pela secretária durante a reunião e que a mesma deverá ser oficiada para o envio de documentos à Câmara referentes aos questionamentos dos parlamentares. “O que a gente acha, eu como presidente da Comissão, a professora Socorro Waquim e o vereador Antunes Macedo, é que não tivemos o entendimento de que a secretária nos passou aquilo que estávamos pedindo. Oficialmente, a Comissão não vai parar, nós vamos analisar os relatórios que já estão disponíveis e vamos fazer os nossos questionamentos por escrito e buscar as informações que o povo quer. Que nós estamos aqui para dar uma resposta para o povo, que nos colocou aqui para fiscalizar todo o trabalho que está sendo feito”.
Já a vereadora professora Socorro Waquim destacou o papel da Comissão em se reunir e convocar um secretário municipal para prestar esclarecimento. “Dessa forma a Comissão de Educação parte na frente diante dessa denúncia que está aí de malversação de recursos com relação ao transporte escolar. A comissão se organizou para fazer uma reunião produtiva, mas no meu entender a secretária não respondeu objetivamente nenhuma das questões feitas, explanou muito sobre o seu trabalho, mas objetivamente não nos deu nenhuma resposta satisfatória e contundente sobre o que perguntamos para ela”.
A vereadora Socorro Waquim frisou ainda que como ordenadora de despesas à frente da secretaria de Educação é papel da secretária Dinair Veloso, “acompanhar, zelar pela execução dos serviços, estar corrigindo aonde está errado, de estar exigindo das empresas a prestação dos serviços de forma qualificada”. A parlamentar adverte de que a terceirização não é desculpa para que o gestor se exima de responsabilidade quanto a omissões ou abusos cometidos pelas empresas contratadas, como é o caso dos salários atrasados aos servidores terceirizados pela Educação. “A pagadora é ela, é ela quem está pagando as empresas, está aqui nas prestações de contas enviadas para esta Casa. Se ela paga, ela deve cobrar”.
O vereador Antunes Macêdo, vice presidente da Comissão de Educação, afirmou que além de não ser objetiva nas respostas aos questionamentos dos vereadores, a secretária de Educação Dinair Veloso quis se isentar das responsabilidades inerentes à gestão de sua pasta. “É de total responsabilidade da secretária de Educação a questão do pagamento dos seus servidores, sejam eles efetivos ou terceirizados, mas a secretária disse aqui hoje que ela paga uma empresa e depois a responsabilidade não é mais dela. Não existe isso, como a professora Socorro já destacou, se a secretaria contrata uma empresa para terceirizar algum serviço, é papel primordial da secretaria fiscalizar essa empresa para saber se ela está prestando de forma satisfatória o serviço pelo qual está sendo paga. Assim, a prefeitura estaria evitando que os terceirizados da Educação estivessem com 4 meses de salários atrasados, que o transporte escolar não estivesse sucateado ou até mesmo ausente em várias localidades do nosso município”. As informações são da Câmara de Timon.
Nenhum comentário:
Postar um comentário