Gestores de saúde participaram de evento |
O objetivo é discutir as pendências dos municípios maranhenses com o DigiSUS (plataforma digital do Ministério da Saúde que centraliza os dados relacionados ao Sistema Único de Saúde), a assistência farmacêutica, o planejamento regional integrado e as novas estratégias de regulação.
O evento foi organizado pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAOp Saúde) em parceria com a Escola Superior do MPMA e contempla, ainda, uma reunião com os promotores de justiça com atribuição na área da saúde da Região dos Cocais.
Ilma Paiva e Glória Mafra coordenaram reunião |
A promotora de justiça de Defesa da Saúde de São Luís, Glória Mafra, destacou que o Ministério Público quer garantir que os dados relativos à saúde sejam inseridos no sistema pelos gestores municipais. “Os dados são necessários para traçar um diagnóstico e direcionar a atuação a fim de garantir que o acesso ao SUS seja efetivo no Maranhão”.
O procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, destacou que menos de 5% dos municípios maranhenses aderiram ao DigiSUS, sinalizando a necessidade de diálogo e interlocução com os gestores. “Outro problema é a falta de assistência básica nos municípios. Esse evento é uma forma do Ministério Público atuar na indução de políticas públicas”, afirmou. As informações são do MPMA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário