Anuncie aqui

Anuncie aqui

Anuncie Aqui-2

Postagem Carrossel

segunda-feira, 31 de outubro de 2022 às 08:27

Bolsonaro vence nas capitais e interior dá vitória a Lula

Petista venceu em São Paulo e na maioria das capitais do Nordeste; Bolsonaro liderou em todas as cidades do Centro-Oeste

Foto: Agência O Globo 
Na eleição mais apertada desde a redemocratização, foi o interior do país que decidiu o pleito. Nas capitais brasileiras, Jair Bolsonaro (PL) venceu Lula (PT) com 0,61% a mais de votos, representando 170 mil eleitores. Nas cidades do interior, no entanto, o petista teve melhor desempenho e somou 2,3 milhões a mais de votos. Ao todo, o presidente eleito liderou 11 das 27 capitais e Bolsonaro teve mais da metade dos votos em 16. Não houve viradas em relação ao primeiro turno nas capitais.

Lula consolidou sua vitória no interior, superando Bolsonaro em 3.112 municípios —56% das cidades brasileiras. No Piauí estão as seis cidades que o petista performou melhor. Em Guaribas o presidente eleito obteve 93,86% dos votos. O município possui uma população estimada em 4,5 mil habitantes e fica a 480 km da capital Teresina. A cidade do interior que, em quantidade de votos, Lula teve o melhor desempenho foi em Feira de Santana, na Bahia. No município, o petista teve 221 mil votos — 64% dos válidos e 97 mil a mais que Bolsonaro.

Vencedor em 2.429 cidades brasileiras do interior, Bolsonaro teve seu melhor desempenho em Nova Pádua, no Rio Grande do Sul. Na cidade de 2.563 habitantes, o presidente obteve 89% dos votos válidos. No município, Lula também registrou sua pior votação do país em número totais de votos: apenas 225 eleitores. Já em Guarulhos, São Paulo, Bolsonaro teve sua maior votação em número totais fora de uma capital: 391 mil eleitores — 53% dos votos válidos e 53 mil a mais que Lula.

Nas capitais, placar foi 16x11 para Bolsonaro

Na maior cidade do país, São Paulo, foi Lula quem teve o apoio da maioria dos eleitores. O petista teve 53,54% dos votos válidos, ante 46,46% de Bolsonaro. O resultado diverge do placar geral no estado de São Paulo, onde o candidato do PL somou 55,2% dos votos.

Na cidade do Rio, segunda maior do país, foi Bolsonaro quem teve mais da metade dos votos. O candidato do PL conquistou apoio de 52,66% dos votantes, contra 47,34% de Lula. Belo Horizonte, Bolsonaro liderou com 54,25%, contra 45,75% do petista.

Votação nas capitais

LOCAL LÍDER % COMP. SEGUNDO % COMP. 

ARACAJU - SE LULA (PT) 57,26 JAIR BOLSONARO (PL) 42,74

BELÉM - PA LULA (PT) 50,28 JAIR BOLSONARO (PL) 49,72

BELO HORIZONTE - MG JAIR BOLSONARO (PL) 54,25 LULA (PT) 45,75

BOA VISTA - RR JAIR BOLSONARO (PL) 79,47 LULA (PT) 20,53

BRASÍLIA - DF JAIR BOLSONARO (PL) 58,81 LULA (PT) 41,19

CAMPO GRANDE - MS JAIR BOLSONARO (PL) 62,65 LULA (PT) 37,35

CUIABÁ - MT JAIR BOLSONARO (PL) 61,5 LULA (PT) 38,5

CURITIBA - PR JAIR BOLSONARO (PL) 64,78 LULA (PT) 35,22

FLORIANÓPOLIS - SC JAIR BOLSONARO (PL) 53,33 LULA (PT) 46,67

FORTALEZA - CE LULA (PT) 58,18 JAIR BOLSONARO (PL) 41,82

GOIÂNIA - GO JAIR BOLSONARO (PL) 63,95 LULA (PT) 36,05

JOÃO PESSOA - PB LULA (PT) 50,1 JAIR BOLSONARO (PL) 49,9

MACAPÁ - AP JAIR BOLSONARO (PL) 54,97 LULA (PT) 45,03

MACEIÓ - AL JAIR BOLSONARO (PL) 57,18 LULA (PT) 42,82

MANAUS - AM JAIR BOLSONARO (PL) 61,28 LULA (PT) 38,72

NATAL - RN LULA (PT) 52,96 JAIR BOLSONARO (PL) 47,04

PALMAS - TO JAIR BOLSONARO (PL) 60,32 LULA (PT) 39,68

PORTO ALEGRE - RS LULA (PT) 53,5 JAIR BOLSONARO (PL) 46,5

PORTO VELHO - RO JAIR BOLSONARO (PL) 64,63 LULA (PT) 35,37

RECIFE - PE LULA (PT) 56,32 JAIR BOLSONARO (PL) 43,68

RIO BRANCO - AC JAIR BOLSONARO (PL) 72,51 LULA (PT) 27,49

RIO DE JANEIRO - RJ JAIR BOLSONARO (PL) 52,66 LULA (PT) 47,34

SALVADOR - BA LULA (PT) 70,73 JAIR BOLSONARO (PL) 29,27

SÃO LUÍS - MA LULA (PT) 60,38 JAIR BOLSONARO (PL) 39,62

SÃO PAULO - SP LULA (PT) 53,54 JAIR BOLSONARO (PL) 46,46

TERESINA - PI LULA (PT) 66,44 JAIR BOLSONARO (PL) 33,56

VITÓRIA - ES JAIR BOLSONARO (PL) 54,7 LULA (PT) 45,3

A cidade com maior percentual de votos em Lula foi Salvador, onde o petista chegou a contabilizar 70,73% do total. Já Bolsonaro teve seu melhor desempenho em Boa Vista, com 79,47% dos votos.

No Sul, Lula ficou teve mais de metade dos votos em Porto Alegre, enquanto Bolsonaro ficou em primeiro em Florianópolis e Curitiba. No Nordeste, Bolsonaro venceu apenas em Maceió, como ocorreu no primeiro turno. No Norte do país, Lula venceu apenas em Belém. O petista também foi derrotado em todas as capitais do Centro-Oeste. As informações são do G1.

sexta-feira, 28 de outubro de 2022 às 09:53

Lula e Bolsonaro se enfrentam nesta sexta no último debate antes do 2° turno

Embate na TV Globo começa às 21h30 e é considerado determinante pelas duas campanhas; candidatos traçaram estratégias distintas

Foto: Fábio Vieira e Igo Estrela/Metrópoles
Uma das campanhas políticas mais disputadas da história do Brasil terá o último momento decisivo para os dois candidatos à Presidência da República na noite desta sexta-feira (28/10), a partir das 21h30, no debate promovido pela Rede Globo.

Depois do embate televisivo, restará a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) fazer eventos para “cumprir tabela” no sábado (29/10) e esperar pela decisão dos 156 milhões de eleitoras e eleitores brasileiros no domingo (30/10).

Os presidenciáveis protagonizaram, até aqui, disputa acirrada, na qual Lula até chegou a abrir vantagem nas pesquisas de intenção de voto em alguns momentos, mas viu o candidato à reeleição reduzir a diferença na reta final, deixando o pleito em aberto.

Na quinta (27/10), saíram dois levantamentos. A Atlas/Intel mostrou Lula com 53,2% dos votos válidos contra 46,8% de Bolsonaro. No Datafolha, o petista marcou 53% dos votos válidos, e o atual mandatário somou 47%.

Por estar em desvantagem nas sondagens, o presidente Jair Bolsonaro sabe que precisa partir para cima do adversário nos estúdios da Globo, no Rio de Janeiro. Beneficiado pelo sorteio prévio, que lhe deu a chance de abrir o debate, o candidato à reeleição pretende, segundo fontes de sua campanha, vai voltar a fustigar Lula com acusações no campo da corrupção. O titular do Palácio do Planalto também deve aproveitar seu tempo para reforçar promessas econômicas, como o reajuste do salário mínimo acima da inflação.

A economia popular chega à reta final da disputa como tema central do debate político. O assunto agrada a campanha petista, que sofreu quando temas religiosos e morais estiveram mais em evidência. O destaque para o salário mínimo, porém, ironicamente nasceu do governo Bolsonaro, cujo Ministério da Economia, liderado por Paulo Guedes, deixou se tornarem públicos planos como o divórcio entre os reajustes no salário mínimo e as aposentadorias da inflação oficial do ano anterior.

Lula criticou Bolsonaro ao longo da campanha pela falta de alta do mínimo acima da inflação e prometendo que, se vencer, retomará a política de valorização salarial. A repercussão ruim dos estudos de Guedes obrigou Bolsonaro a começar a falar muito de salários, prometendo reajustes reais para o mínimo e para os servidores públicos federais.

E o debate da Globo deverá ser palco para o presidente deixar falas enfáticas sobre suas promessas de reajustes, como apurou o colunista Igor Gadelha, do Metrópoles.

Desta vez, pelas regras da emissora, Bolsonaro não poderá tocar em Lula, como fez no debate da Band, há quatro semanas. Ainda assim, com gestos, sorrisos e frases prontas, o candidato à reeleição deverá tentar constranger e provocar o petista, com o objetivo de desconcentrá-lo.

Animado por ter tido momentos melhores do que Lula nos três debates que os dois participaram até aqui, mas nervoso por estar atrás nas pesquisas, Bolsonaro terá o desafio de encontrar um tom que desestabilize o petista, mas que não o faça parecer muito agressivo para eleitores indecisos.

Já Lula tem a vantagem de não precisar partir para cima, mas deve se preocupar com o fato de não escorregar em cascas de banana conhecidas e esperadas, como as pedradas de Bolsonaro sobre os escândalos de corrupção nos governos petistas.

A sinalização da campanha do PT é de que Lula está sendo orientado a manter a serenidade, mas instruído a responder mais enfaticamente ao tema corrupção, lembrando de acusações que pipocaram no governo, como as denúncias de propina no Ministério da Educação, e de polêmicas pessoais do presidente, como a compra de imóveis em dinheiro vivo por ele e por familiares.

Lula leva na manga, ainda, o caso da prisão de Roberto Jefferson, que é apoiador de Bolsonaro, mas jogou contra a campanha do presidente ao receber, a tiros, policiais federais no último domingo (23/10). O episódio trouxe problemas para o candidato à reeleição, que, coincidentemente ou não, parou de oscilar para cima nas pesquisas desde então.

Formato do debate

Além da Globo, na TV aberta, o canal pago GloboNews e o portal G1 vão transmitir o debate entre Bolsonaro e Lula a partir das 21h30 desta sexta. Deve ser o evento de campanha com maior audiência. A discussão entre os presidenciáveis no primeiro turno teve audiência simultânea de 50 milhões de pessoas.

O embate terá cinco blocos, sem perguntas de jornalistas ou do público. O primeiro e o terceiro blocos terão tema livre. Já o segundo e o quarto, assuntos sorteados. O último será dedicado às considerações finais.

O primeiro bloco será aberto por Bolsonaro, e o terceiro, por Lula. As informações são do Raphael Valeda do Metrópoles.

quinta-feira, 27 de outubro de 2022 às 17:39

Prefeito Bruno Silva confirma candidatura à presidência da FAMEM  

Com aprovação popular de 82%, em pesquisa realizada pela ESCUTEC no mês de junho deste ano, o jovem prefeito de Coelho Neto, Bruno Silva (PP), decidiu avançar em seus projetos mais ousados e confirmou que será candidato a presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão - FAMEM, cuja eleição deverá acontecer em janeiro de 2023. Bruno Silva vem mostrando ao longo dos quase dois anos de gestão à frente da Prefeitura de Coelho Neto, capacidade administrativa e maturidade política apresentando avanços significativos em seu município. Ele conseguiu se tornar uma liderança respeitada não só na região dos Cocais, mas no Maranhão sendo o gestor público mais bem avaliado do ponto de vista administrativo/popular. Por isso, ganhou o respeito do governador reeleito Carlos Brandão (PSB) e do ex-governador e senador eleito Flávio Dino (PSB). Sem dúvida, um bom requisito para o sucesso.

“Disputar a FAMEM é um desafio que nasce a partir do que senti na pele nesses quase dois anos de mandato. Entendo que a entidade municipalista precisa se fazer mais presente no suporte desse dia a dia dos prefeitos/prefeitas maranhenses”, disse o prefeito Bruno Silva.

Então, diante dessa situação bastante favorável, o prefeito Bruno Silva usou suas redes sociais para manifestar o desejo de entrar na disputa pela presidência da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão - FAMEM. Leia a postagem abaixo: 

Quando decidi ser candidato a prefeito de Coelho Neto, esbarrei nos primeiros preconceitos: pouca idade, visto apenas como mais um herdeiro político e sem experiência administrativa.

A missão era árdua: precisava mostrar que ser jovem não era defeito, precisava construir minha própria liderança e mostrar que era possível conciliar minha experiência na iniciativa privada com a gestão pública. Deu certo!

Quase dois anos depois, mostrei que é possível fazer, pois, hoje, nosso trabalho é aprovado por mais de 82% da população e na última eleição garantimos a maior diferença proporcional em votos frente aos adversários.

Disputar a FAMEM é um desafio que nasce a partir do que senti na pele nesses quase dois anos de mandato. Entendo que a entidade municipalista precisa se fazer mais presente no suporte desse dia a dia dos prefeitos/prefeitas maranhenses.

Quero fazer diferente! Nada de cima para baixo, nada das mesmas promessas, quando os principais atores nem sequer são ouvidos. Pretendo bater na porta dos colegas prefeitos/prefeitas para ouvi-los e a partir daí construir uma plataforma de trabalho que reflita as nossas necessidades e pautas mais urgentes.

A FAMEM é de todos nós, por isso mesmo pretendo fazer uma gestão compartilhada com todos. Só com o municipalismo forte, teremos um Maranhão mais desenvolvido. 

Carlos Lula defende um único nome na disputa pela prefeitura de São Luís, Famem e Alema

O deputado estadual eleito Carlos Lula (PSB), nesta quarta-feira (26), defendeu durante entrevista no programa Xeque-Mate, da Rádio Mais FM (e retransmissoras), que o grupo liderado pelo governador Carlos Brandão (PSB) deve ter apenas um nome nas eleições municipais de 2024, em São Luís.

Apesar de dizer que ainda é cedo para falar das próximas eleições, Lula confidenciou que o posicionamento do governador Brandão é haver consenso dentro do grupo.

“Se for eu, o vereador Paulo Victor, o Duarte Júnior que foi bem votado em São Luís, não importa quem for. Não podemos mais nos dividir, o grupo liderado pelo governador Carlos Brandão e o senador Flávio Dino tem que ter um consenso”, disse Carlos Lula ao jornalista Matias Marinho.

Lula também confidenciou que Brandão já começou as primeiras tratativas na eleição da Famem e na eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão, marcada para acontecer em fevereiro de 2023.

Nas duas disputas o grupo deve ter um único nome.

quarta-feira, 26 de outubro de 2022 às 16:59

Hospital Alarico precisa de doação de sangue para abastecer estoques em Timon

A doação de sangue é essencial para a manutenção das atividades na área da saúde e para salvar vidas, e é para salvar vidas que o Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco junto com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (HEMOMAR) estão realizando campanha para a doação de sangue.

Um mutirão será realizado na sexta-feira, dia 28 de outubro, a partir das 08h, no Hospital Alarico Nunes Pacheco em Timon, localizado Av. Luís Firmino de Sousa, 2258 - São Benedito, para que a população possa colaborar com a doação de sangue.

Para doar sangue o voluntário deve observar alguns critérios, ter entre 16 e 69 anos de idade, é preciso levar documento de identificação com foto, ter mais de 50 kg, estar bem alimentado, ter dormido bem na noite anterior e não ter consumido bebida alcoólica nas últimas 12 horas antes de fazer a doação.

Sem a doação de sangue os hospitais não pode realizar uma série de cirurgias e muitas vidas podem estar em risco, além disso, doar sangue é um ato de solidariedade e renova as esperanças em estar ajudando o próximo, com um ato simples, mas de extrema importância.

Comprometido em ampliar cobertura vacinal, Secretario Tiago Fernandes lança campanha de mobilização no Maranhão

Ao longo das últimas semanas, o Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, liderada pelo Secretário Tiago Fernandes, está comandando uma grande mobilização estadual, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal no Maranhão. No intuito de alcançar o maior público possível, o gestor lançou a Campanha Vacinação Pela Vida, mobilizando ainda a participação de outras pastas como Educação e Fundação da Criança e do Adolescente do Estado do Maranhão (Funac).

“Estamos comprometidos em ampliar a cobertura vacinal no estado, indo também para dentro das escolas, onde, além da vacinação, realizamos um trabalho de conscientização sobre a importância de manter a carteira atualizada, pois só assim conseguiremos mitigar o risco de reintrodução de doenças no nosso estado, a exemplo da poliomielite. Além disso, mobilizamos as nossas Regionais de Saúde a ampliar o acesso de toda a população à vacinação”, disse Tiago Fernandes.

Atualmente, no Maranhão, já foram aplicadas mais de 330 mil doses da vacina contra a poliomielite, o que corresponde a 72,02% da cobertura vacinal, quando o ideal preconizado pelo Ministério da Saúde é de 95%. Os dados indicam também baixa procura por vacinas contra doenças como meningite, hepatite A, sarampo, caxumba e rubéola, entre outras.

Na última sexta-feira (21), o debate sobre o cenário da vacinação no Maranhão foi levado aos municípios durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/MA), na oportunidade, Tiago Fernandes orientou os gestores municipais a promoverem ações que ampliem o acesso à vacinação e, também, a informações acerca da importância da imunização. As informações são do Matias Marinho.

Análise: A eleição pode ser decidida no debate da Globo entre Lula e Bolsonaro

A campanha eleitoral entrou na reta final, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a um passo da vitória e o presidente Jair Bolsonaro, a dois. No universo das pesquisas eleitorais, pode-se dizer que é mais ou menos essa a distância da linha de chegada, considerando-se a margem de erro das pesquisas. Com certeza, será a decisão mais apertada da história de nossas eleições, mais até do que a vitória da presidente Dilma Rousseff (PT) contra Aécio Neves (PSDB) nas eleições de 2014.

A contestação do resultado da eleição de domingo será líquida e certa no caso de Lula vencer Bolsonaro, conforme sinalizam auxiliares do presidente da República, como o general Augusto Heleno, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), e o ministro das Comunicações, Fábio Faria, autor de uma denúncia de manipulação de inserções de propaganda eleitoral por rádios do Nordeste. A declaração de Bolsonaro, ontem, sobre a análise da segurança das urnas feita pelo Exército, ao dizer que não foram conclusivas, nesse aspecto, corrobora a narrativa golpista.

Temos uma crise contratada no horizonte imediato, que está se armando faz tempo, mas que foi fragilizada pelo episódio envolvendo o ex-deputado Roberto Jefferson, ao disparar 50 tiros de fuzil e três granadas contra policiais federais. Eleitoralmente, acertou no pé de Bolsonaro. Jefferson está preso em Bangu 8, por tentativa de homicídio dos policiais federais e ofensas à ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (TSE), e ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito das fake news, que cassou sua prisão domiciliar. As informações são do Luís Carlos Azedo do Correio Brasziliense.

terça-feira, 25 de outubro de 2022 às 18:13

MOB em reunião com lideranças anunciou a ampliação de linhas semi urbanas na ‘General Arthur Carvalho,’ em bairros e condomínios de São José de Ribamar

A MOB (Agência de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos), em reunião com lideranças, anunciou a ampliação de linhas semi urbanas ao longo da Avenida General Arthur Carvalho, sobretudo onde compreende bairros e condomínios de São José de Ribamar.

A reivindicação atendida pelo presidente da MOB, Gilberto Lins, aconteceu logo após uma primeira reunião com o jornalista Matias Marinho, na semana passada.

Na manhã desta terça- feira, foi a vez de alinhar as necessidades das localidades com a presença da própria comunidade na sede da MOB, em São Luís.

“Na visita à MOB na semana passada, com a bancada do programa Xeque-Mate, também aproveitei para levar ao presidente Gilberto Lins às problemáticas do abastecimento de linhas semi urbanas ao longo da Arthur Carvalho, e hoje as lideranças puderem expor suas angústias e procurar soluções junto ao Governo do Maranhão”, disse jornalista Matias Marinho que esteve acompanhado de lideranças que representam mais de 2000 famílias.

“O papel da Agência é bem servir a população. Precisamos desse diálogo sempre para saber como os serviços públicos estão sendo oferecidos”, frisou o presidente da MOB, Gilberto Lins.

Reivindicações

As duas principais demandas na questão do abastecimento do transporte público na região foi, primeiro, com a oferta e demanda de ônibus para os bairros que margeiam a avenida intermunicipal Arthur Carvalho.

Segundo, a construção de novos abrigos de ônibus. Com o aumento do número de abrigos, os usuários de transporte público esperam ter além de mais conforto, também mais segurança.

“Estamos aqui pela melhoria do transporte público da General Arthur Carvalho contemplando, inclusive, São José de Ribamar. Ficamos felizes em poder levar boas notícias, em nossos pedidos serem atendidos. Tanto na questão de mais ônibus quanto na questão dos abrigos que é uma solicitação de já muito tempo por nós, moradores, dessa região”, disse Elines Rodrigues, uma das lideranças presentes.

Após ouvir as demandas dos moradores, o presidente Gilberto Lins se comprometeu com a comunidade.

“Verificamos a possibilidade, sim, de atender aos pleitos e estaremos atendendo já a partir da próxima semana, mais tardar em 15 dias. Colocando mais ônibus para atender a região. Também a questão das paradas de ônibus também estamos analisando vamos analisar as questões técnicas levando em conta a questão da segurança”, assegurou Gilberto Lins. As informações são do Matias Marinho.

Paraná Pesquisas: Lula tem 50,2% dos votos válidos; Bolsonaro, 49,8%

Levantamento foi feito com 2.020 entrevistados face a face entre 20 e 24 de outubro; margem de erro é de 2,2 pontos percentuais

Levantamento do instituto Paraná Pesquisas para as eleições presidenciais de 2022 divulgado nesta terça-feira (25) traz os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) empatados tecnicamente, com 50,2% e 49,8% dos votos válidos, respectivamente.

A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O segundo turno das eleições será nesta domingo (30).

Os votos válidos, que excluem os votos em branco e nulos, determinam o resultado das eleições. Nas disputas para presidente e governador, o candidato que atinge mais de 50% dos votos válidos vence o pleito.

Considerando os votos totais, Lula tem 46,3% das intenções de voto e Bolsonaro, 45,9%. Os que disseram votar em branco ou nulo são 4,8% e os que não sabem ou não responderam somam 3,0%.

Pesquisas eleitorais mostram uma tendência e, não necessariamente, correspondem ao resultado das urnas. Não é uma ciência exata e as amostragens são limitadas. A CNN Brasil divulga os dados de 11 institutos tradicionais por entender que as pesquisas são uma ferramenta importante para análise do eleitor.

Contratada pelo próprio instituto, a pesquisa entrevistou 2.020 pessoas de forma presencial entre os dias 20 e 24 de outubro e tem como margem de erro 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-00525/2022. As informações são da CNN.

segunda-feira, 24 de outubro de 2022 às 14:02

Ao lado de Dino e Camarão, Bruno Silva arrasta multidão pró-Lula em Coelho Neto

O prefeito Bruno Silva reforçou mais uma vez sua liderança, ao parar Coelho Neto durante uma caminhada pró-Lula realizada no último sábado (22).

O evento contou com a presença do senador eleito Flávio Dino e do vice-governador eleito Felipe Camarão.

Na oportunidade, o prefeito destacou a votação de Lula que obteve quase 80% dos votos da cidade e agradeceu o apoio maciço da população nos votos dados a Dino e a Brandão.

O evento em Coelho Neto está sendo considerado um dos maiores já realizados em favor do petista no segundo turno.

domingo, 23 de outubro de 2022 às 19:20

Veja como foi o domingo de campanha presidencial de Bolsonaro e Lula

Candidatos pediram que os eleitores compareçam ao segundo turno

O candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), participou neste domingo (23) de um culto na Igreja Mundial do Poder de Deus, na capital paulista. Ao lado de Tarcísio de Freitas, candidato ao governo de São Paulo pediu aos eleitores que não deixem de votar no segundo turno das eleições. "Muitos falam que os políticos são todos iguais, mas isso não é verdade. Querem que isso pegue para estimular muitos a não votar, votar em branco, se abster. Não é verdade, e a história bem demonstra isso", afirmou.

Bolsonaro também destacou que a censura chegou à imprensa e em referência a decisões do Tribunal Superior Eleitoral contra fake news, defendeu que o conteúdo do WhatsApp não pode ser alvo de controle."Ninguém pode controlar o que vamos escrever no zap [WhatsApp]", afirmou.

O presidenciável também voltou a participar neste domingo da “Super Live” promovida por sua campanha. Nela, Bolsonaro disse que não descarta abrir o sigilo de documentos que foram classificados como sigilosos durante o mandato. O candidato ressaltou, no entanto, que não vai liberar a relação de visitas feitas e ele e à primeira-dama, Michelle Bolsonaro, no Palácio da Alvorada. “É minha casa. Eu não vou revelar. Vamos supor que eu vá com vocês cinco aqui e mais um. Aparece mais uma pessoa. Vai que uma dessas pessoas tenha um problema, seja um lobista, seja um cara acusado de um crime qualquer no passado. Vão dizer que eu tava articulando com esse cara”, justificou.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu uma entrevista a jornalistas em São Paulo, por volta das 13h30, e disse que dedicará a última semana de campanha a combater mentiras e também convidou pessoas indecisas e que se abstiveram no primeiro turno a votar. Lula disse que os advogados de sua chapa continuarão a questionar afirmações falsas na Justiça e a pedir direito de resposta.

Lula defendeu aumento real do salário mínimo. Para impulsionar a economia, o candidato defendeu a retomada de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o fortalecimento de relações diplomáticas com países de todos os continentes e prometeu adotar uma postura que garanta credibilidade, estabilidade e previsibilidade ao governo.

Lula também repudiou os ataques do ex-deputado Roberto Jefferson contra a ministra Carmen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), e disse que as ofensas não podem ser aceitas por ninguém que ama a democracia. "Ninguém tem o direito de utilizar os palavrões que ele utilizou contra uma pessoa comum. Muito menos contra uma pessoa que exerce o cargo de ministra da Suprema Corte", disse ele. As informações são da Agência Brasil.

sexta-feira, 21 de outubro de 2022 às 15:11

MDB, PSDB e Podemos descartam fusão e discutem agora federação

Fusão foi considerada “muito complexa” por dirigentes dos partidos

Foto: Tiago Queiroz/Agência Estado 
MDB, PSDB, Cidadania e Podemos descartaram uma fusão e passaram a discutir a possibilidade de formar uma federação entre eles.

A decisão foi tomada durante uma reunião entre dirigentes e lideranças dos quatro partidos na última quarta-feira (19/10).

“Fusão foi descartada. Começamos uma conversa sobre federação”, disse à coluna o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi.

A fusão foi considerada pelos partidos como “muito complexa”, pois levaria à concentração de poderes nas mãos de um em detrimento dos outros.

Pela federação, os partidos devem atuar no Congresso como um só, mas a autonomia de gestão interna dos partidos segue mantida.

Na reunião de quarta, os dirigentes combinaram de conversar com seus filiados sobre a possível federação e de se reunir após o segundo turno. As informações são da Coluna do Igor Gadelha do Metrópoles.

quinta-feira, 20 de outubro de 2022 às 11:59

PRF prende passageira de ônibus com 43kg de cocaína em Imperatriz

Ônibus fazia linha de Imperatriz/MA a Teresina/PI e passava pela BR-010 no momento da abordagem

No início da noite desta quarta-feira (19), na BR-010, em Imperatriz/MA, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 43kg de cocaína que estava sendo transportada na bagagem de uma mulher de 32 anos, passageira de um ônibus que fazia a linha Imperatriz/MA - Teresina/PI. A droga estava escondida em latas de tinta lacradas dentro da bagagem da mulher.

Durante a abordagem de rotina a ônibus de transporte de passageiros, uma equipe de PRFs do Grupo de Patrulhamento Tático - GPT desconfiou da atitude da mulher que inicialmente disse que havia livros e roupas em sua bagagem, porém, após demonstrar excessivo nervosismo, acabou confessando que estava transportando pasta base de cocaína da cidade de Peixoto de Azevedo/MT com destino final a Teresina, onde uma terceira pessoa receberia o ilícito.

O entorpecente apreendido, que estava distribuído em 41 tabletes, representa um prejuízo de mais de R$ 5 milhões ao tráfico. A envolvida foi detida e encaminhada à polícia judiciária juntamente com o material apreendido pelo crime de tráfico de drogas.

A ação foi desenvolvida em conjunto pelos GPTs de Imperatriz e Balsas/MA. As informações são da PRF.

quarta-feira, 19 de outubro de 2022 às 08:26

Covid-19: Polícia Federal realiza operação em Caxias

Verbas deveriam ser aplicadas no enfrentamento à COVID-19

A Polícia Federal, com apoio da Controladoria-Geral da União no Estado do Maranhão (CGU/MA), deflagrou nesta quarta-feira, 19/10, nos municípios de Caxias/MA, São Luís/MA, São José de Ribamar/MA, Teresina/PI e Cajueiro da Praia/PI, a OPERAÇÃO ARCONTE visando desarticular grupo criminoso investigado pelo cometimento de crimes contra a Administração Pública.

Os investigados realizavam fraudes em procedimentos de dispensa de licitação no município de Caxias/MA, com o desvio de recursos públicos federais da área da saúde, constando dentre esses, verbas públicas que deveriam ser aplicadas no combate à pandemia de COVID-19.

Apurou-se durante as investigações a participação de servidores públicos e empresários da área de saúde que recebiam o repasse de recursos públicos do município de Caxias/MA.

A Controladoria-Geral da União identificou que, embora existissem no município de Caxias, 52 empresas com potencial para serem contratadas pelo município, as dispensas de licitação eram direcionadas para a contratação de empresas diretamente ligadas aos servidores públicos e particulares investigados. Somente em relação a duas empresas investigadas foi realizado o repasse total de aproximadamente R$ 9,45 milhões.

Estão sendo cumpridos 44 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região – TRF1 em decorrência de representação feita pela Polícia Federal. Para o cumprimento das medidas judiciais, estão sendo empregados 160 policias federais e servidores da CGU.

Os investigados poderão responder pelos crimes de peculato, corrupção passiva, corrupção ativa, fraude à licitação e lavagem de dinheiro, dentre outros, com penas que podem chegar a 43 anos de prisão. As informações são da PF.

terça-feira, 18 de outubro de 2022 às 11:38

Solidariedade e Pros oficializam fusão

Com uma bancada de oito parlamentares na Câmara, o novo partido terá acesso a tempo de TV e fundo partidário na próxima legislatura

Os partidos Pros e Solidariedade chegaram a um acordo, nesta segunda-feira (17), para se unir e, desta forma, ultrapassar a chamada cláusula de desempenho.

Na prática, o Pros será incorporado ao Solidariedade. Eurípedes Júnior, que atualmente é presidente do Pros, comandará o partido nos próximos anos. O comando será alternado com o grupo liderado por Paulinho da Força. O Solidariedade vai manter seu número nas urnas, 77.

O novo partido terá uma bancada de oito deputados e, como conseguiu atingir a cláusula, poderá ter acesso a tempo de TV e ao fundo partidário na próxima legislatura.

Em nota divulgada nesta segunda (17), assinada por Paulinho da Força e Eurípedes Jr, os dois líderes partidários afirmaram que “a junção proporcionará um partido forte em todo o Brasil, capaz de agregar forças políticas que comunguem dos princípios democráticos e cuidado social”.

“Com isso, esse atual momento fará da agremiação uma importante força política no cenário nacional com uma bancada em ascensão na Câmara dos Deputados, no Senado Federal e já contando com um governador eleito no Amapá e a positiva projeção de vitória para o governo em Pernambuco”, completou.

O ex-prefeito de Macapá Clécio Luís (Solidariedade) foi eleito governador do Amapá em uma coligação formada por PSDB, Cidadania, Republicanos, PP, PL, PDT e União Brasil. O partido ainda disputa o segundo turno em Pernambuco, onde tem chances de eleger Marília Arraes, que disputa o governo estadual com Raquel Lyra (PSDB). As informações são da CNN Brasil.

TRE nega pedido de recálculo de vagas de deputados do Maranhão

Por unanimidade, e de acordo com parecer do Ministério Público Eleitoral, a Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão julgou improcedentes os pedidos para nova distribuição de vagas por média feitos pelos partidos MDB, PSB, e Federação Brasil da Esperança (PT / PC do B e PV) referentes ao cargo de deputado (a) federal e do PSD do cargo de deputado (a) estadual nas eleições realizadas em 2 de outubro de 2022.

Os julgamentos dos 4 pedidos ocorreram na tarde desta segunda, 17 de outubro, durante sessão transmitida ao vivo e disponível no canal TRE-MA do Youtube.

A relatora dos processos foi a desembargadora Angela Salazar, presidente do órgão, que funciona também como presidente da Comissão Apuradora das Eleições, As informações são do TRE/MA.

segunda-feira, 17 de outubro de 2022 às 15:17

Câmara de Timon aprova título de cidadania ao padre Raimundo Luzia

A Câmara Municipal de Timon aprovou na manhã desta segunda-feira, 17, a concessão do título de cidadão honorário timonense ao padre Raimundo Luzia Gonzaga de Sousa, da paróquia Menino Jesus de Praga, localizada no Parque Alvorada. 

A honraria, que foi proposta pelo vereador Uilma Resende, presidente da Casa, e pela vereadora Da Luz do Sete Estrelas, foi aprovada por unanimidade pelos demais parlamentares. O pároco Raimundo Luzia, que esteve presente à sessão plenária em que foi votada e aprovada esta honraria se disse bastante lisonjeado com a homenagem.

O presidente da Casa, Uilma Resende, ressaltou que a homenagem se dá pois o padre Raimundo Luzia tem um trabalho extenso e bastante reconhecido em toda a cidade de Timon. “É um homem que representa a paz, a esperança e o amor ao próximo, características do Cristo”, reforçou.

A data da solenidade de entrega do título honorário de cidadania timonense ao padre Raimundo Luzia ainda será marcada, para ser realizada na Câmara Municipal de Timon, em Sessão Solene.

Bolsonaro tem 51,2% dos votos válidos, diz pesquisa 

Luiz Inácio Lula da Silva aparece com 48,8% dos votos válidos; Instituto Veritá divulgou os dados neste domingo (16)

Montagem R7
O presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), lidera em intenções de voto para o segundo turno, de acordo com levantamento do Instituto Veritá, que está entre os institutos que mais acertaram os resultados das pesquisas eleitorais no primeiro turno. Segundo os dados da pesquisa estimulada (em que são apresentados os nomes dos candidatos), Bolsonaro tem 51,2% dos votos válidos contra 48,8% do também candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Nesse cenário, 2,6% dos entrevistados disseram que vão votar em branco ou anular o voto. Já 2,3% não responderam. Os dados do instituto foram divulgados neste domingo (16).

Já na pesquisa espontânea, em que os eleitores não são informados sobre os candidatos, Bolsonaro também está à frente. O atual presidente aparece com 47,3% dos votos, enquanto Lula tem 44,9%. Os indecisos são 6,5% dos entrevistados e 1,4% vai votar em branco ou nulo. No cenário em que se excluem os votos brancos e nulos, o presidente aparece com 51,2% dos votos válidos, e Lula, com 48,8%.

A pesquisa ouviu 5.528 eleitores em 219 municípios brasileiros das 27 unidades da Federação, entre 11 e 15 de outubro. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o n.º BR-04850/2022. O levantamento foi feito por iniciativa do próprio instituto de pesquisas. 

Dos entrevistados, 47,1% são homens, e 52,9%, mulheres. Além disso, 30,7% das pessoas ouvidas têm até o ensino médio e 31,3% concluíram o nível superior. Confira todos os resultados:

Pesquisa nacional voto espontâneo

Jair Bolsonaro (PL): 47,3%

Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 44,9%

Indecisos: 6,5%

Brancos e Nulos: 1,4%

Pesquisa nacional voto estimulado

Jair Bolsonaro (PL): 48,7%

Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 46,4%

Indecisos: 2,3%

Brancos e Nulos: 2,6%

Pesquisa estimulada votos válidos 

Jair Bolsonaro (PL): 51,2%

Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 48,8%

(Fonte: R7)

sábado, 15 de outubro de 2022 às 13:25

Lula x Bolsonaro: saiba como será primeiro debate do 2º turno

Transmitido pela Band e organizado por pool de veículos jornalísticos, o debate será realizado a partir das 20h deste domingo (16/10) e terá três blocos

(crédito: NELSON ALMEIDA / AFP e EVARISTO SA / AFP)
Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficarão frente a frente pela primeira vez no segundo turno neste domingo (16/10), às 20h. Os presidenciáveis participam de debate promovido por pool formado pelo portal UOL, o grupo Bandeirantes, a Folha de S.Paulo e a TV Cultura, com apoio do Google e YouTube.

No primeiro bloco, os candidatos serão perguntados pelos mediadores do debate. Lula será o primeiro a responder. Ambos terão um minuto e meio para a resposta. Depois, os participantes iniciam um embate direto e cada um terá 15 minutos para administrar entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas.

No segundo bloco, quatro jornalistas dos veículos que formam o pool formularão perguntas aos presidenciáveis. Bolsonaro responderá primeiro à primeira e à terceira pergunta. Lula responderá primeiro à segunda e à quarta pergunta. Cada candidato terá um minuto e meio para a resposta e não haverá réplica ou comentários.

O terceiro e último bloco começa com uma mesma pergunta sendo feita pelos mediadores para os dois candidatos. Lula começa respondendo e ambos terão um minuto e meio para a resposta. Na sequência, os presidenciáveis terão 15 minutos para embate direto, nos mesmos moldes do primeiro bloco. O debate se encerra com um minuto e meio para considerações finais dos dois participantes.

Os candidatos chegam ao segundo turno após eleição marcada pela polarização já na primeira etapa, com Lula somando 48,43% dos votos e Bolsonaro, 43,20%.

Próximos debates

Depois deste domingo, Lula e Bolsonaro ainda podem se enfrentar em mais quatro debates neste segundo turno. Os candidatos ainda não confirmaram presença em todos os eventos.

Veja as datas:

17 de outubro (segunda-feira) – Rede TV!/Metrópoles

21 de outubro (sábado) – CNN Brasil, SBT, Estadão/Eldorado, Veja, Terra e NovaBrasilFM

23 de outubro (domingo) – Record TV

28 de outubro (sexta-feira) – TV Globo

(Fonte: Correio Braziliense)

sexta-feira, 14 de outubro de 2022 às 08:36

PF combate fraudes em sistema do SUS para recebimento de emendas parlamentares

Cerca de 60 policiais federais cumprem 16 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão temporária, nos municípios de Igarapé Grande/MA, Lago do Junco/MA, Lago dos Rodrigues/MA, Caxias/MA, Timon/MA, Parnaíba/PI e Teresina/PI

A Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria-Geral da União e o Ministério Público Federal, deflagrou nesta sexta-feira (14/10), a Operação Quebra Ossos, com a finalidade de desarticular grupo criminoso responsável por inserir dados falsos em sistemas do Sistema Unificado de Saúde (SUS), do Ministério da Saúde, para receber repasses federais decorrentes de emendas parlamentares.

Cerca de 60 policiais federais cumprem 16 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão temporária, nos municípios de Igarapé Grande/MA, Lago do Junco/MA, Lago dos Rodrigues/MA, Caxias/MA, Timon/MA, Parnaíba/PI e Teresina/PI. Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal de Bacabal/MA.

As investigações apontaram que o município de Igarapé Grande/MA teria informado, em 2020, a realização de mais de 12,7 mil radiografias de dedo, quando a sua população total não supera os 11,5 mil habitantes, fato que culminou na elevação do teto para o repasse de recursos que financiam ações e serviços de saúde no ano subsequente (2021).

Foram verificados indícios de fraudes em contratos firmados pelo município de Igarapé Grande/MA como meio de desviar tais recursos recebidos indevidamente. Além disso, os responsáveis pela inserção de dados falsos nos sistemas do SUS, alvos de prisão temporária, são suspeitos de terem efetuado as práticas ilegais investigadas em vários municípios maranhenses desde o ano de 2018.

As empresas investigadas ocupam posições de destaque no “ranking” das empresas que mais receberam recursos públicos da saúde no período de 2019-2022 no estado do Maranhão, sendo que uma delas foi agraciada com quase R$ 52 milhões recebidos.

Dentre as medidas cautelares expedidas, destacam-se o afastamento de servidor público do cargo, em razão da posição que ocupava durante o período da inserção dos dados falsos nos sistemas do SUS e da formalização de parte dos contratos investigados, e a suspensão do direito dos empresários e empresas investigadas de participarem de licitações e de contratarem com órgãos públicos.

Uma vez confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder por inserção de dados falsos, fraude à licitação, superfaturamento contratual, peculato, lavagem de dinheiro e associação criminosa. As informações são da PF.

quinta-feira, 13 de outubro de 2022 às 08:59

MDB discute fusão com outros três partidos

Eventual fusão do MDB com outros três partidos criará uma bancada de 72 deputados federais na Câmara a partir de 2023

Foto: Fábio Vieira/Metrópoles 
O MDB de Simone Tebet negocia uma possível fusão com outras três siglas: Podemos, PSDB e Cidadania.

Segundo apurou a coluna, as conversas entre as quatro legendas ainda estão na fase inicial.

Se a negociação avançar, o novo partido fruto da fusão teria uma bancada de 72 deputados federais em 2023.

Nas eleições deste ano, o MDB elegeu 42 deputados; o PSDB, 13; o Podemos, 12; e o Cidadania, 5. As informações são da Coluna do Igor Gadelha do site Metrópoles.

terça-feira, 11 de outubro de 2022 às 15:37

Oito municípios escolherão prefeitos no dia 30 de outubro

No próximo dia 30 de outubro, data do segundo turno das Eleições Gerais de 2022, as eleitoras e os eleitores de oito municípios brasileiros também vão às urnas para eleger novos prefeitos e vice-prefeitos em eleições suplementares. O pleito municipal ocorrerá nas seguintes cidades: Cachoeirinha (RS), Canoinhas (SC), Cerro Grande (RS), Entre Rios do Sul (RS), Joaquim Nabuco (PE), Pesqueira (PE), Pinhalzinho (SP) e Vilhena (RO).

A nova votação foi convocada porque os prefeitos eleitos em 2020 tiveram o mandato ou o registro cassados pela Justiça Eleitoral. Os que forem escolhidos no dia 30 vão administrar cada município pelos próximos dois anos. Consulte os candidatos no DivulgaCandContas.

No mesmo dia, 156 milhões de brasileiros aptos a votar retornarão às urnas para escolher, entre os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Messias Bolsonaro (PL), o próximo presidente da República. Em 12 estados, ainda haverá segundo turno para governador.

A ordem de votação na urna será: governador (onde houver segundo turno), presidente (em todo o país) e prefeito (onde houver eleição suplementar).

Horário unificado também no 2º turno

Uma das novidades para as Eleições Gerais de 2022 é a unificação da hora de votação em todo o país. Assim como já ocorreu no primeiro turno, no dia 30 de outubro, todas as seções eleitorais funcionarão das 8h às 17h do horário de Brasília. Ou seja, cidades em fusos diferentes devem se adequar ao horário da capital federal.

Confira os prazos e saiba como justificar

As eleitoras e os eleitores que não votaram no primeiro turno das Eleições 2022, no dia 2 de outubro, podem e devem votar no segundo turno, caso estejam em situação regular com a Justiça Eleitoral. Mas atenção: quem não comparecer às urnas deve justificar a ausência.

Os prazos para a apresentação da justificativa vão até 1º de dezembro de 2022 (ausência no primeiro turno) e até 9 de janeiro de 2023 (ausência no segundo turno), podendo ser feita pelo e-Título, no Sistema Justifica ou no formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral. As informações são do TSE.

segunda-feira, 10 de outubro de 2022 às 15:16

Brandão nega cortes de verbas para a Uema

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), reagiu nesta segunda-feira (10) a uma série de ataques que sua gestão vem sofrendo nas redes em virtude de remanejamentos orçamentários realizados no início do mês.

Desde o fim de semana, oposicionistas têm anunciado um suposto corte de verbas da Uema.

“O Maranhão foi o único estado a criar uma universidade pública nos últimos anos, a @UEMASUL, orgulho do nosso povo. Não há cortes em nosso estado. Temos o 2º maior salário de professor do Brasil. E vamos continuar investindo. Educação é prioridade”, destacou o socialista.

Brandão virou alvo da oposição em virtude de uma medida comum no governo: a abertura de créditos orçamentários (não financeiros) para setores do governo no fim do exercício financeiro.

No caso em questão, no dia 4 de outubro o governador remanejou dotações orçamentárias da Uema e da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) para pastas como as deTurismo, de Direitos Humanos, de Administração Penitenciárias, Corpo de Bombeiros e Defensoria Pública do Estado (DPE). As informações são do Gilberto Léda.

sexta-feira, 7 de outubro de 2022 às 14:07

Lei sobre discriminação sancionada por Brandão não trata de banheiros

O governador Carlos Brandão (PSB) manifestou-se há pouco a respeito da lei sancionada por ele na semana passada obrigando estabelecimentos comerciais de todo o Maranhão a afixar em suas entradas placa informando sobre a proibição da “prática de discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero”.

O tema gerou polêmica nas redes sociais desde que uma gestora do Tropical Shopping, de São Luís, em áudios enviados aos seus lojistas, levantou o debate sobre como proceder, em virtude do novo dispositivo legal, em relação à entrada em banheiros.

Nas redes sociais, Brandão confirmou que a lei não faz qualquer menção a uso de banheiros.

“Sancionei uma lei aprovada pela Assembleia Legislativa que proíbe discriminação de orientação sexual ou identidade de gênero. A lei não faz qualquer referência a uso de banheiros”, destacou. As informações são do Matias Marinho.

quinta-feira, 6 de outubro de 2022 às 15:08

Leandro Bello é destaque nas eleições 2022 e conquista vaga na Assembleia para representar Timon

Ao serem concretizados os resultados das eleições 2022 houve vários destaques a serem ressaltados, mas um deles certamente foi a eleição do jovem Leandro Bello para uma vaga na Assembleia Legislativa do Maranhão. Mesmo sem possuir mandato eletivo, como os seus principais concorrentes no município de Timon, Leandro Bello já vinha a muito tempo provando que mesmo sem mandato era possível fazer muito pela cidade de Timon, e foi o que ele fez ao longo dos últimos anos, principalmente na área da educação e da qualificação profissional para Timon.

Com a experiência de ter ocupado o cargo de vereador de Timon por dois mandatos e de ter sido suplente de deputado federal, Leandro Bello agora conquista a sua maior vitória político-eleitoral, conquistando uma vaga na Assembleia Legislativa do Maranhão, junto com seu grupo em Timon, que conta, entre outros apoios de peso, com o vereador Kaká do Frigosá e com a vereadora professora Vanda.

Com bom trânsito no palácio dos Leões, com o governador reeleito, Carlos Brandão e com o seu vice, Felipe Camarão, Leandro Bello tem tudo para conduzir um mandato legislativo muito exitoso para o município de Timon, sua principal base eleitoral, trazendo emendas e proporcionando obras e ações para o desenvolvimento do município e da região. 

Além disso, a vitória de Leandro Bello nas urnas o habilita com um dos possíveis nomes para a disputa eleitoral de 2024 para a prefeitura de Timon, no campo da oposição. Ainda é cedo para especulações nesse sentido, mas o certo é que a vitória de Leandro Bello em 2022 foi uma vitória do trabalho e da persistência desse jovem que ainda tem muito a mostrar na política timonense e maranhense.

quarta-feira, 5 de outubro de 2022 às 17:41

Equipe do Hospital Alarico Pacheco recebe treinamento em urgência cardiopulmonar

A equipe multidisciplinar do Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco está passando por um treinamento de atualização em relação às diretrizes de reanimação cardíaca, AVC isquêmico e arritmias. Os cursos tem o objetivo de atualizar a equipe quanto às práticas mais avançadas nessas áreas, assim como melhorar a qualidade assistencial dos atendimentos oferecidos pela unidade de saúde à população da região leste maranhense.

O treinamento ministrado à equipe do HRANP tem como tema “Ressuscitação Cardiopulmonar Intra-Hospitalar” e é uma iniciativa do Núcleo de Educação Permanente (NEP) em parceria com o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), sendo ministrado pela médica intensivista Drª Marciana Sandes.

A Associação Americana do Coração recomenda que os médicos que atuem em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), ambulâncias e em Hospitais de Pronto Atendimento tenham treinamento nessa área de atuação, o que mostra o cuidado que o HRANP possui em relação à qualificação de seus profissionais para proporcionar melhor atendimentos aos seus pacientes.

PRF recupera dois veículos roubados em Caxias

Na última terça-feira (4), equipes da PRF recuperaram uma moto e um carro roubados. Este último havia sido roubado horas antes.

Na rodovia estadual MA-034, no Povoado Fumo Verde, município de Caxias/MA, durante deslocamento de uma equipe PRF até a BR-226, foi dada ordem de parada a duas motocicletas que transitavam em alta velocidade e indicavam atitude suspeita.

Em fiscalização, os condutores informaram, inicialmente, que haviam se deslocado até Teresina/PI para comprar uma das motocicletas, pelo valor de R$ 7.500,00 em uma feira de veículos usados. Após conferência dos elementos identificadores da motocicleta em questão, a equipe percebeu que estavam totalmente fora do padrão original, sendo constatada a adulteração.

A partir das consultas nos sistemas da PRF foi verificado que o veículo original se tratava de uma motocicleta de placa do Piauí, com ocorrência de roubo no dia anterior, na cidade de Teresina/PI, conforme registro em boletim de ocorrência da Polícia Civil do Piauí.

Questionado novamente sobre a procedência do veículo, o envolvido relatou, diferentemente da primeira versão, que tinha ido buscar o veículo na zona urbana de Timon/MA, e não sabia informar o bairro exato.

O veículo e o condutor foram conduzidos até a Delegacia de Polícia Civil da cidade de Caxias/MA para os procedimentos cabíveis.

Ainda em Caxias, a PRF foi informada sobre o roubo de um automóvel, ocorrido por volta das 16h no perímetro urbano de Caxias. De imediato a equipe seguiu em ronda pelo trecho da BR-316 tentando localizar o veículo e os assaltantes. Por volta das 22h40, na altura do km 585, povoado Cupins, em conjunto com uma equipe da Polícia Militar do Maranhão, nas proximidades da antiga Torre da Embratel, as equipes localizaram o referido veículo abandonado, porém, sem pista dos assaltantes.

O veículo será devolvido ao verdadeiro proprietário. As informações são da PRF.

terça-feira, 4 de outubro de 2022 às 09:01

Resultado da votação em São José de Ribamar reflete força política de Tiago Fernandes

O resultado da votação em São José de Ribamar refletiu a força da mobilização política realizada pelo secretário de Estado da Saúde Tiago Fernandes em prol da eleição de Carlos Brandão ao Governo, Flávio Dino ao Senado, Rubens Júnior à Câmara Federal e Carlos Lula à Assembleia Legislativa. O time contou com votos expressivos da população ribamarense.

Na segunda cidade mais populosa da Grande Ilha, foram cerca de 40 mil votos para Brandão, mais 46 mil para Flávio Dino; além de 3,9 mil votos para Rubens Júnior e 3,6 mil para Carlos Lula.

“Os números expressivos são resultado de um forte trabalho de mobilização junto às comunidades ribamarenses, às lideranças e aos vereadores da região. É a consolidação de um grupo político que continuará lutando por melhorias na saúde, educação, infraestrutura, segurança e muito mais”, destaca Tiago Fernandes, ex-secretário municipal de Saúde de Ribamar e atual secretário de Saúde do Estado do Maranhão. 

Ao longo das últimas semanas, Tiago Fernandes reuniu moradores e lideranças de bairros como Parque Araçagy, Alonso Costa, Jota Câmara, Jardim Tropical II, Vila Roseana Sarney, Turiúba, Mutirão, Vila Sarney II, Recanto do Turu, Piçarreira, Vila Alcione, Quinta, São Raimundo, entre outros, ampliando o alcance das propostas do grupo. 

Tiago Fernandes integra o grupo político do ex-prefeito de Ribamar Luís Fernando, outro forte nome que certamente contribuiu com a vitória da chapa encabeçada por Carlos Brandão. As informações são do Blog do Matias Marinho.

segunda-feira, 3 de outubro de 2022 às 20:27

Prefeito Bruno Silva mostra força e impõe derrota nos seus adversários em Coelho Neto

O prefeito Bruno Silva (PP), mostrou grande força política ao impor uma derrota humilhante na eleição deste último domingo (02), em Coelho Neto.

Todos os candidatos apoiados pelo grupo do prefeito, venceram com larga e indiscutível vantagem.

Para deputado estadual, por exemplo, a diferença do deputado estadual Glalbert Cutrim para o segundo colocado foi de 6.370 votos. Já o deputado federal André Fufuca impôs número ainda maior com diferença de 7.382 a mais que o segundo colocado. Foi a maior vitória proporcional sobre os adversários na história política  recente do município e a maioria dos votos para os dois deputados no Estado.

O governador Brandão e o senador Flávio Dino obtiveram 15.063 e 17.538 votos, respectivamente.

De uma vez só, Bruno Silva fechou a fatura e contabilizou os frutos da sua aprovação de 82%, mais do que isso, reforçou o despreparo e enterrou de vez de seus adversários.

Propaganda eleitoral para o 2º turno é permitida a partir das 17h

A partir das 17h desta segunda-feira (3), ou seja, 24 horas após o encerramento da votação em primeiro turno, está liberada a propaganda eleitoral por alto-falantes ou amplificadores de som, das 8h às 22h, e a distribuição de material gráfico, caminhada, carreata ou passeata, acompanhada ou não por carro de som ou minitrio. Também está liberada a propaganda na internet e comícios.

Já o horário eleitoral gratuito nas emissoras de rádio e televisão terá início a partir de sexta-feira (7). No segundo turno, o tempo de propaganda é dividido igualmente entre os candidatos.

Conforme prevê a Resolução TSE nº 23.610/2019, a propaganda para presidente da República será veiculada na televisão de segunda à sábado das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. No rádio, a propaganda para presidente vai ao ar de 7h às 7h10 e de 12h às 12h10.

De acordo com o artigo 62, o candidato que obteve maior votação no primeiro turno será o primeiro a se apresentar, seguindo a alternância da ordem a cada programa ou inserção.

Nos 12 estados em que a disputa para governador será definida no segundo turno, os candidatos poderão veicular propaganda de 7h10 às 7h20 e das 12h10 às 12h20 no rádio. Na televisão, o horário eleitoral para governador será de 13h10 às 13h20  e das 20h40 às 20h50.

Além disso, as emissoras devem reservar, de segunda a domingo, 25 minutos para cada cargo em disputa para veiculação das inserções de 30 e 60 segundos ao longo da programação. As informações são do TSE.