O evento teve como objetivo esclarecer e dialogar acerca do fluxo do Programa de Apadrinhamento na comarca de Timon
A Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Maranhão (CIJ/TJMA), por meio do Grupo de Trabalho do Apadrinhamento, promoveu na última sexta-feira (10/2), o “I Encontro Institucional – Apadrinhamento de Crianças e Adolescentes”. O evento híbrido – transmitido por videoconferência – aconteceu no Fórum da Comarca de Timon.
A ação é um desdobramento dos trabalhos realizados no Grupo de Trabalho, instituído por meio da Portaria Conjunta nº 26/2022, sob a direção da Coordenadoria da Infância e Juventude do TJMA, que tem como presidente a desembargadora Sônia Amaral.
A abertura do evento contou com a presença do juiz Simeão Pereira e Silva (titular da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Timon); do promotor de Justiça, Antônio Borges e do defensor público, Layson Lima Alves Gomes.
O Encontro teve como objetivo esclarecer e dialogar acerca do fluxo do Programa de Apadrinhamento na comarca de Timon, o qual estará pautado nas diretrizes estabelecidas no Ato Normativo Conjunto nº 02/2021, instrumento legal que visa institucionalizar e estimular a disseminação de boas práticas no Poder Judiciário, referentes ao direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional.
No turno da manhã, a analista judiciária e psicóloga, Carolina Costa, membro da equipe técnica da CIJ, conversou com todos os presentes sobre a Convivência Familiar e Comunitária de crianças e adolescentes em cuidados alternativos no Brasil.
Já no turno da tarde, foi realizada uma oficina com as coordenações e equipes técnicas dos Serviços de Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes de Timon (MA), quais sejam, o Lar da Criança Promotora de Justiça Elda Maria Alves Moureira e o Lar do Amparo Menino Jesus; e demais atores do Sistema de Garantias de Direito, a fim de melhor esclarecer sobre o papel institucional de cada órgão na concretização do Programa de Apadrinhamento. As informações são do TJMA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário