Na sexta-feira (17), na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, o São João do Maranhão foi homenageado pelo Grêmio Recreativo Escola de Samba Estácio de Sá, por meio do enredo “São João, São Luís, Maranhão! Acende a fogueira do meu coração!”, desenvolvido pelo carnavalesco Mauro Leite.
Além do samba-enredo, a apresentação da escola carioca teve destaques como o carro abre-alas “Cidade de São Luís, Festa de São João”, e a apresentadora, atriz, criadora de conteúdo digital e embaixadora da Unicef, a maranhense Thaynara OG.
O governador Carlos Brandão falou da emoção que é ver o Maranhão se destacando, da iniciativa da Estácio de Sá em difundir a cultura maranhense para o Brasil e para o mundo, e comemorou a força que o estado irá ganhar no turismo e na geração de emprego e renda.
“Que grande momento para a cultura maranhense ver o nosso São João em um dos carnavais mais tradicionais do Brasil! A expectativa era imensa, mas valeu toda a espera para ver o brilhantismo e o colorido da Estácio de Sá. A Marquês de Sapucaí esteve em polvorosa com a fábula do encontro entre São João e São Luís no céu e a decisão deles abençoarem o festejo junino do nosso estado. Foi de arrepiar! Que orgulho da nossa terra! Valeu, Estácio!”, comemorou Brandão.
Brandão esteve na Marquês de Sapucaí acompanhado da primeira-dama, Larissa Brandão; do secretário de Estado do Turismo, Paulo Matos; da secretária-chefe de Gabinete e de Governo, Luzia Waquim; e do procurador-geral de Justiça do Estado, Eduardo Nicolau.
O idealizador em levar o Maranhão para ser mostrado na Sapucaí, o presidente de honra da Estácio de Sá, Fabrício Sena, explica os detalhes que lhe motivaram a promover a cultura do estado nordestino.
“Ao chegar no Maranhão, encontrei o anúncio do “O Maior São João do Brasil” e me perguntei o porquê. Notei que a festa é enorme, acontece em vários lugares e enche. Acostumado com São João de quadrilha, me deparei com São João de Bumba Meu Boi, com apresentação diferenciada, com matraca, pandeiros enormes. O Maranhão também é o Cacuriá, o Tambor de Crioula, é uma história maravilhosa”, explicou Fabrício.
Thaynara OG foi convidada a ser embaixadora da agremiação e destaque na última alegoria da escola, com fantasia que representou o fogo das fogueiras que aquecem os instrumentos dos grupos folclóricos maranhenses, em um carro que leva o nome da festa organizada por ela, o São João da Thay.
“Desfilar na Sapucaí é um sonho! Agora imagina o que eu senti ao ser convidada pela Estácio de Sá, a primeira escola de samba do Brasil, conhecida como berço do samba, pra ser embaixadora deles no ano em que o enredo homenageia a cultura maranhense! Emoção gigante”, disse Thaynara via Instagram.
Thay falou, ainda, da grande felicidade ao ver que a Estácio dedicaria uma alegoria ao primoroso trabalho de reconhecimento da cultura maranhense realizado pelo projeto São João da Thay.
“Agora soma tudo isso com a minha felicidade ao saber que o São João da Thay ganhou uma ala inteira e uma alegoria linda pra homenagear esse projeto que eu tanto amo? Não caibo em mim de felicidade e gratidão a todos que me apoiaram ao longo dessa jornada”, completou a influenciadora maranhense.
Para o secretário de Estado do Turismo, Paulo Matos, a apresentação do Maranhão pelas mãos da Estácio de Sá foi uma forma de colocar a cultura do estado em uma vitrine para o mundo.
“Os diretores da Estácio de Sá foram conhecer o Maranhão em junho, quando estávamos fazendo o maior São João do Brasil. Eles se encantaram e decidiram que iriam homenagear a nossa cultura. Hoje, o que se vê aqui na Sapucaí é uma vitrine para o mundo, é o Maranhão apresentando seus encantos e a sua cultura que é muito diversa e única. Hoje, estamos entrando para a história”, pontuou o secretário da Setur.
Nenhum comentário:
Postar um comentário