Na manhã desta sexta-feira (24), a equipe médica do Centro Cirúrgico do Hospital do Parque Alvorada (HPA) realizou os primeiros procedimentos para retirada de nódulos mamários este ano. O primeiro mutirão foi organizado com pacientes encaminhadas pelo Centro de Atenção Integrada à Saúde da Mulher (Caism).
“É um alívio [a cirurgia], porque o nódulo incomoda, eu fico com medo de machucar ainda mais”, relatou Isabella Sousa.
Isabella tem 21 anos e mora no Centro de Timon. A paciente descobriu o nódulo há pouco tempo.
“Eu era um pouco mais gordinha, e quando comecei a emagrecer fui notando uma pedrinha nos meus seios. Não sentia dor, e quanto mais emagrecia, mas ficava visível. Então eu fui ao Caism, fiz ultrassom e apareceu que era um nódulo”, conta a paciente.
Junto a outras mulheres com idade entre 20 e 45 anos, a jovem aguardou o momento da cirurgia no HPA, após consultas com médico mastologista, mamografia e ultrassonografia realizadas no Caism. A clínica é referência em Saúde da Mulher na cidade e é mantida pela Prefeitura de Timon.
“É o primeiro mutirão de cirurgia de retirada de nódulo de 2023. Antes de serem encaminhadas para o HPA, o Caism faz o levantamento dessas mulheres com diagnóstico, o médico solicita o procedimento e assim a gente organiza cada mutirão, de acordo com a demanda”, explica a diretora do Hospital do Parque Alvorada, Karla Nayana.
O Caism fica localizado na Rua 90, Bairro Parque Piauí II, funciona de segunda a sexta das 07h às 17h30. No local, são disponibilizados gratuitamente, o ano inteiro, exames de mamografia, ultrassonografia, consultas com ginecologista e mastologista. Além de atendimento com nutricionista, assistente social e psicólogo.
(Secom/PMT)
Nenhum comentário:
Postar um comentário