O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Ivo Rezende, iniciou a segunda-feira (27) representando a entidade na reunião do Conselho Político da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Reunindo os presidentes das federações estaduais, o encontro serviu para dar os últimos direcionamentos à pauta da XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que tem abertura oficial confirmada para a manhã desta terça (28) e segue até o dia 30.
Na imagem acima Denise Guida (primeira-dama e São Mateus), Ivo Rezende (presidente da Famem), Juscelino Filho (Ministro das Comunicações) e o vice-prefeito de São Mateus, Clóvis Bernardi.
Entre os pontos considerados prioritários, foram definidos temas comuns a todos os municípios, como a defesa: da PEC que pede a coincidência das eleições; de um posicionamento diante de um Pacto Federativo mais amplo e justo; da luta por uma PEC da Previdência, que garanta que as cidades tenham regras de benefícios iguais às da União; da PEC que estabelece adicional de 1,5% ao FPM, como forma de compensar os municípios diante da crescente pressão fiscal que enfrentam, entre outras pautas. O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski reafirmou que está tudo pronto para a Marcha, que já recebeu mais de 10 mil inscrições, um número recorde entre todas as edições.
Finalizando o dia, Ivo Rezende foi recebido no gabinete do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, para alinhamento de um auxílio às cidades que estão sofrendo com as consequências das fortes chuvas em todo o estado. O ministro confirmou que estará na sexta-feira (31), em São Luís, para participar pessoalmente de uma ação humanitária às famílias desabrigadas, que acontecerá na sede da Famem a partir das 15h.
“Além da participação na Marcha, a terça-feira continuará sendo de aproximação com o governo federal, sempre buscando o melhor para os municípios maranhenses e, consequentemente, para o cidadão e cidadã”, afirmou o presidente da Famem. Mais de 100 prefeitos e prefeitas do Maranhão já confirmaram presença no evento organizado pela CNM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário