Em reunião ocorrida na tarde desta segunda, 17, representantes da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) e do governo do estado, através da Secretaria de Estado da Educação e da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), decidiram criar um grupo de trabalho para verificação dos principais problemas enfrentados pelas 263 escolas indígenas existentes no Maranhão. A iniciativa se deu após o encontro entre ao governador Carlor Brandão e a ministra dos Povos Indígenas, que aconteceu no último dia 7, no Palácio dos Leões.
Serão verificadas desde a estrutura física dos prédios, que recebem as escolas, até a qualificação dos profissionais de educação envolvidos. O governo do Estado já investe em diversos programas para as populações indígenas, por meio de algumas de suas secretarias. No entanto, os participantes acreditam que os municípios também devem ser chamados às discussões em torno dessa pauta. O diretor-geral da Famem, Miltinho Aragão, colocou a entidade à disposição para servir como uma mediadora entre os agentes do governo federal, estadual e os municípios. “É necessária essa união de forças para que possamos avançar, juntos, na melhoria das condições oferecidas à população indígena”, afirmou Miltinho.
O trabalho realizado por esse grupo, definirá a pauta de um grande encontro, com a presença de prefeitos e prefeitas de cidades com territórios indígenas, representantes do Ministério dos Povos Indígenas, Assembleia Legislativa, governo do Maranhão e Famem, onde serão discutidas ações concretas para as soluções dos problemas encontrados.
O encontro está pré-agendado para o dia 12 de maio em São Luís.
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