Anuncie aqui

Anuncie aqui

Anuncie Aqui-2

Postagem Carrossel

quinta-feira, 27 de abril de 2023 às 11:18

Prefeitura de Timon promove campanha de combate ao trabalho infantil doméstico

Dia 27 de abril é o Dia de Combate ao Trabalho Infantil Doméstico. O assunto ainda causa muitas dúvidas, a maior delas divide opiniões: a diferença entre o trabalho infantil doméstico e as atividades domésticas educativas. Um bom exemplo define melhor essa questão. É trabalho infantil doméstico, de maneira geral, atribuir responsabilidades de um adulto a uma criança; de forma mais esclarecedora, é permitir que a criança deixe de ir à escola para realizar tarefas como: manter a limpeza diária da casa, cuidar dos irmãos mais novos, fazer as refeições da casa, ou qualquer outra atividade que atrapalhe os estudos e o lazer das crianças e dos adolescentes, e ainda envolvem punições ou chantagens.

Já as atividades educativas são aquelas realizadas pela criança de acordo com sua faixa etária e ajudam no desenvolvimento da sua autonomia, como: arrumar a cama, guardar os brinquedos, lavar o próprio prato, ajudar os pais ou responsáveis na preparação de uma refeição de forma recreativa e supervisionada, entre outras, que despertam o senso de cooperação.

Em Timon, as campanhas de combate ao trabalho infantil são desenvolvidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), através das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, com o cofinanciamento do Programa Itaú Social. E demais parceiros da administração pública. Durante este mês, todos os olhares são voltados para a campanha de combate ao trabalho infantil doméstico. O 27 de Abril é dia de reforçar a campanha e agregar novos componentes à luta pela proteção das crianças e adolescentes.

“Criança não tem trabalho não!” é o tema geral das campanhas de erradicação do trabalho infantil no município. Neste ano, Timon recebeu o Selo Município sem Trabalho Infantil e Trabalho Escravo, promovido pelo Governo do Estado, garantindo o 3º lugar no ranking entre os municípios maranhenses.

“Tudo é fruto de um trabalho diário e realizado por uma equipe compromissada. Por trás de cada campanha, há um planejamento e um direcionamento para alcançar realmente as crianças, os adolescentes e, consequentemente, as famílias timonenses. Datas especiais como essa são lembradas, mas durante o ano inteiro são trabalhadas, diariamente, ações nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) dentro dos Grupos de Convivência e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) torna as campanhas efetivas e com o objetivo alcançado”, explica Marcus Vinicius Cabral, secretário municipal de Desenvolvimento Social.

(Assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário