Após a pandemia da Covid-19, a população de rua superou as 281 mil pessoas no Brasil. O dado é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e mostra que houve um aumento de 38% desde 2019. Muitos deles possuem pouca ou nenhuma relação com suas famílias e procuram suporte, principalmente com alimentação e acolhimento na Rede Socioassistencial dos municípios. Em Timon, a prefeitura atende essas pessoas, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) e na Casa do Cidadão.
No município, a atenção a pessoas em situação de rua iniciou em 2014, com a implantação das políticas públicas com os serviços de: Acolhimento Institucional, Serviço Especializado em Abordagem Social e Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop). Nesta segunda-feira (17), a equipe da assessoria técnica e a diretoria de gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) da Semdes se reuniu com os coordenadores e técnicos dos dois centros de acolhimento (Centro POP e Casa Cidadão) e com os Agentes de Proteção Social (APSs ) para assegurar os fluxos e protocolos de atendimento a esse público.
“Na reunião abordamos a concepção e as ações desenvolvidas pelos serviços com o objetivo de assegurar o atendimento social de abordagem e busca ativa, para identificar a ocorrência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, pessoas em situação de rua, e outras situações de risco e violações de direitos. Na primeira abordagem é prestado atendimento às necessidades imediatas de cada um, com acolhimento e encaminhamento dessas pessoas ao local específico para sua necessidade dentro de Rede de Assistência”, explica Adriana Cabral, assistente social e assessora técnica da SEMDES. A perspectiva principal é a proteção social das pessoas em situação de rua, garantindo a acolhida,a sobrevivência e a convivência familiar e comunitária.
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O Centro Pop garante a oferta de atenção especializada a essas pessoas em caráter emergencial, possibilitando o processo gradativo de superação da situação de rua, com desenvolvimento de sociabilidades, na perspectiva de fortalecimento pessoal, vínculos interpessoais, familiares e comunitários que oportunizem a construção/reconstrução de novos projetos de vida.
A Casa do Cidadão é voltada para a garantia de atendimento integral através da prestação de atendimento personalizado e preferencialmente em pequenos grupos favorecendo o convívio familiar e comunitário. O acesso do usuário ao serviço ocorre através do Centro Pop que faz avaliação conjunta entre as equipes técnicas das instituições de forma a indicar a vaga disponível conforme perfil.
(Assessoria)
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