A Prefeitura de Timon, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), realizou uma blitz educativa, em alusão ao movimento nacional de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, na tarde desta quarta-feira (17). A abordagem aconteceu em frente ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS da Avenida Teresina.
Na oportunidade, foi entregue aos condutores de veículos um material de conscientização contra a exploração sexual de menores. O motociclista Adriano da Silva reconheceu a importância da iniciativa. “A sociedade precisa dessas informações para ajudar a combater a violência sexual contra as crianças”, disse.
O casal de autônomos Francisco Rocha e Elizabete Santana cuida de nove netos em casa e manifestaram apoio a campanha. “A gente pensa que não acontece na família da gente, mas acontece, por isso é preciso prestar atenção”, comentou Elizabete.
A ação recebeu o apoio do Conselho Tutelar, órgão responsável pela proteção às crianças e adolescentes. “Quando nós recebemos alguma denúncia de abuso sexual de menor da comunidade, ou de algum membro da família, nós encaminhamos para o registro de boletim de ocorrência e exame no IML. Posteriormente levamos o caso ao CREAS e ao Ministério Público”, disse a conselheira tutelar do município, Charlene Leite.
O município dispõe de uma rede de apoio para acolher menores vítimas de exploração sexual infantil. “Nós temos cinco CRAS, um CREAS e o Conselho Tutelar, onde as denúncias podem ser feitas. As denúncias são formalizadas e encaminhadas às autoridades do Ministério Público e juizado competente”, explicou o Secretário de Desenvolvimento Social de Timon, Marcus Vinícius Cabral.
(Assessoria)
Nenhum comentário:
Postar um comentário