Na última semana, a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) deu continuidade ao trabalho desenvolvido em prol do fortalecimento das pautas municipalistas, com destaque para os programas Cidade Empreendedora e Pré-Universitário, além da preparação para mais uma edição do Qualifica Maranhão.
Em uma importante parceria com o Sebrae e Governo do Estado, a Famem esteve presente no evento de lançamento do Cidade Empreendedora, programa que vai estimular a economia local em 70 municípios, por meio da execução de políticas públicas e ações para impulsionar os pequenos negócios. É também um desdobramento do Termo de Cooperação assinado em março deste ano, no 1º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense, promovido pela Federação.
E os projetos voltados para o desenvolvimento dos municípios não param. Na área da educação, a Famem também participou da assinatura do decreto que instituiu o Pré-Universitário e de reunião com a Escola de Governo do Maranhão (EGMA), para estabelecer estratégias de realização do programa, que vai contribuir com a formação continuada dos servidores públicos estaduais e municipais. O curso será ofertado de forma gratuita e on-line para os servidores públicos estaduais e municipais, que vão contar com essa importante ferramenta de preparação para as provas que garantem o acesso à universidade.
Para reafirmar o momento de união entre os poderes e de força da instituição municipalista, a Famem esteve presente na solenidade de assinatura de termos para construção e serviços de manutenção de rodovias no Maranhão, ato conduzido pelo governador Carlos Brandão, nesta quinta (22), e que contou com a presença dos ministros Juscelino Filho (Comunicações) e Renan Filho (Transportes).
Outra importante iniciativa encabeçada pela instituição é o Qualifica Maranhão. E a equipe da Famem também já deu a largada para mais uma edição, que será realizada entre os dias 04 e 07 de julho, na regional de Balsas. O Programa é fruto de parceria firmada com a Escola de Governo do Maranhão (EGMA), Ministério Público do Maranhão (MPMA), Tribunal de Contas da União (TCU) e a União dos Vereadores e Câmaras do Maranhão (UVCM).
Nenhum comentário:
Postar um comentário