Neste domingo, em todo o Brasil, milhares de eleitores exerceram sua cidadania e votaram nas eleições para decidir os novos membros dos Conselhos Tutelares do país.
Todos os cidadãos em dia com a Justiça Eleitoral puderam escolher quem irá atuar nos próximos quatro anos na garantia dos direitos das crianças e adolescentes à educação, saúde, lazer, cultura, acolhimento familiar e uma vida digna. Maurício Riquelme, votou pela primeira vez e falou da importância “Precisamos fazer a diferença e proteger nossas crianças, elas são o futuro do nosso país”, conta.
Em Timon, 25 candidatos concorreram às 10 vagas disponíveis para compor o quadro dos Conselhos Tutelares I e II. A votação ocorreu das 8h às 17h, em sete escolas-pólo distribuídas nas áreas de cada conselho. Todo o processo ocorreu seguindo as resoluções do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), que realiza as eleições sob a fiscalização e acompanhamento do Ministério Público (MP), e o apoio logístico e de estrutura da Prefeitura de Timon através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes).
André Luís Rocha, promotor de justiça da 2ª promotoria especializada falou da organização e lisura, “foi um pleito muito bom, com transparência e empenho de todos que trabalharam. O Conselho Tutelar para o Ministério Público é o braço direito na defesa dos direitos das crianças, são laços muito importantes para nosso trabalho”, explica.
A votação foi realizada através do voto eletrônico nas urnas cedidas para o pleito pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), após o término da votação, às 17h; a apuração foi iniciada no auditório do Centro de Treinamento Prof. Wall Ferraz. Timon aderiu a contagem de votos por aplicativo cedido e desenvolvido pelo Ministério Público do Estado do Tocantins, gratuitamente. De forma transparente e precisa, a divulgação do resultado foi acompanhada pelos candidatos, comissão organizadora e membros do Ministério Público.
“Do início ao fim da eleição não tivemos nenhuma intercorrência, tudo ocorreu de forma tranquila e transparente, toda estrutura foi organizada para que os eleitores pudessem exercer a cidadania. Além disso, o município realizou uma apuração através de aplicativo, utilizando novas ferramentas digitais e inovando na celeridade do resultado”, acrescenta Marcus Vinícius Cabral, secretário municipal de desenvolvimento social de Timon.
Segue abaixo lista de candidatos eleitos:
Conselho Tutelar I
1º Milla Vilante
2º Paula Pinheiro
3º Erlane Ferreira
4º Irmã Márcia
5º Charlene Leite
Conselho Tutelar II
1º Daniele Rocha
2º Professor Amu
3º Patrícia Lopes
4º Ozeano Andrade
5º Lizete Assunção
(Assessoria)
Nenhum comentário:
Postar um comentário