Na última sexta-feira (27), a prefeita Dinair Veloso apresentou ao ministro do Turismo, Celso Sabino, uma nova proposta turística para a cidade. O projeto leva em conta o turismo ecológico, dando visibilidade aos reservatórios naturais do município, e o fortalecimento da maior festa popular da cidade, o Zé Pereira.
A Prefeitura de Timon tem como objetivo o cadastramento desses projetos no Ministério do Turismo. Entenda os principais pontos abordados no plano.
Requalificar a Beira Rio de Timon
Com extensão de 4.526m às margens do Rio Parnaíba, a requalificação da Beira Rio inclui a implantação de iluminação e pavimentação adequada, cerca de proteção de margem, a introdução de equipamentos públicos como: trilha urbana, terminal fluvial, feira livre e academia ao ar livre. A estação fluvial inclui banheiros, área coberta para espera, quiosques de serviços gerais e elementos de acessibilidade.
A Requalificação da Beira Rio de Timon promete reestruturar o espaço em homenagem à Iemanjá, e também a construção do Parque Urbano da Guarita, com playgrounds, elementos arquitetônicos, estacionamento público, entre outros.
Desenvolver o turismo rural no Circuito Caminho das Águas
O projeto Caminho das Águas coleta e analisa o potencial de ecoturismo existente em Timon. O município possui 13 riachos na zona Rural, com alguns percorrendo a área urbana. Os mais de 30 balneários ativos na região fomentam a economia local com opções de lazer, por meio de banhos em riachos, piscina, proximidade com a natureza, além de bares e restaurantes com culinária local. Nesse sentido, a Prefeitura tem como objetivo desenvolver o circuito Caminho das Águas, por meio de intervenções como:
● Adequação da infraestrutura de acesso das principais vias dos balneários, com pavimentação poliédrica e iluminação;
● Elaboração e instalação do Plano de Sinalização Turística das principais vias de acesso aos balneários;
● Proporcionar cursos de qualificação e capacitação para os colaboradores dos balneários.
Promoção do Zé Pereira de Timon
O Zé Pereira tornou-se, ao longo de quase 25 anos, a festa mais aguardada da cidade, visto que, de forma gratuita, oferece à população a oportunidade de reverenciar grandes atrações nacionais, manifestar a criatividade e estimular a socialização, por meio de tradições de rua.
É um evento que atrai foliões de todos os cantos e fortalece a economia da cidade, com hospedagem, comércio, bares, restaurantes etc. Para que a principal festa do calendário timonense se realize é necessário o investimento em estrutura, cachês de grupos musicais, pessoal e serviços logísticos.
(Assessoria)
Nenhum comentário:
Postar um comentário