Os artesãos e a população de Timon receberam o Centro de Artesanato Raimundo Nonato de Sousa totalmente reformado. A obra foi realizada a partir de recursos da prefeitura e o objetivo de fortalecer artistas locais, que têm na atividade sua principal fonte de renda. As instalações foram inauguradas nesta quinta-feira (21), com a presença da prefeita Dinair Veloso, secretários municipais, vereadores, artesãos e comunidade.
Aline Reis é artesã há quatro anos e produz peças de vários materiais como palha e barro. A permissionária afirma que a reforma vai fazer a diferença no seu negócio a partir de agora.
“Vai ser um ponto crucial de melhoria a respeito da nossa renda. Ficou perfeito [o painel em grafite], a organização foi maravilhosa com todo mundo se ajudando. E o box está mais seguro, com mais proteção, e isso é muito bom para a gente investir sem ter medo”, afirmou Aline.
A reestruturação do Centro de Artesanato faz do espaço uma vitrine e um bom cartão de visita para a cidade.
“A gente não está fazendo um ato de favor, é a nossa obrigação. Muitas vezes, não dão o valor que os artistas merecem, e aqui nós temos muitos talentos. Por isso, hoje estamos entregando esse Centro requalificado, um espaço melhor para que os nossos trabalhadores possam expor os produtos dentro de um complexo cultural, disse a prefeita, Dinair Veloso.
De início, 30 artesãos serão beneficiados com novos boxes, banheiros e lanchonete. Além disso, poderão aproveitar a área externa estratégica para exposição de peças. O pátio teve uma melhora estética com um grande painel em grafite, assim como na fachada que tem como porta de entrada a arte visual em homenagem aos pilãozeiros com sua arte de confeccionar pilão.
“Deu mais vida, eu acho que vai melhorar as vendas. As pessoas vêem o prédio bonito, reformado, e vem olhar o que é, as pessoas que passam de Teresina para cá, de Caxias, eu acho que melhorou”, disse a artesã Elisa Campos, que faz do crochê sua renda.
Para a diretora do Centro, a qualidade do artesanato e a beleza do ambiente vão fortalecer a cadeia produtiva em madeira, tecido, bijuterias, crochê, entre outros materiais, além de incrementar a atividade atraindo visitantes.
“Essa reforma é o reconhecimento do artesão em Timon, que antes era menos valorizado. Agora, com essa revitalização, estamos formando um calendário para planejar eventos e oficinas. Então essa reforma é de grande importância para alavancar as nossas vendas”, disse a diretora do Centro de Artesanato, Elda Rocha.
(Assessoria)
Nenhum comentário:
Postar um comentário