A Chapa Estadual "Unidade Petista - Por Lula Livre", dos petistas Zé Inácio e Lobato, que concorreu ao último PED do partido no Maranhão, apresentou documento com substituições de membros da Executiva Estadual do PT.
Os representantes da chapa, Zé Inácio e Ricardo Ferro, realizaram a substituição do Secretário de Formação, Ricardo Costa, e da Secretária de Assuntos Institucionais, Rose Frazão, pelos petistas Rafael Barros Almeida e Amélia de Sousa, respectivamente.
A mudança evidencia a disputa interna do PT no Maranhão. Com a equiparação das vagas em 50% para cada grupo, o Deputado Zé Inácio e o atual vice-presidente do PT, Augusto Lobato, retomam a sua força política no âmbito da executiva estadual.
Somado a isso, as substituições alteram fortemente o cenário político interno do PT, diminuindo a força da corrente política ligada a Henrique Souza, atual secretário de trabalho do Maranhão, que traiu os seus companheiros partidários e de chapa, Zé Inácio e Lobato. Dessa forma, a sua força diminui com a saída de dois representantes de sua corrente da instância estadual.
A corrente de Henrique, apesar de minoritária no PT, barganhou a Secretaria de Trabalho através de negociações feitas diretamente com o Presidente do PT, Francimar Melo, em troca de apoio e dos votos dos membros da executiva estadual.
Paralelo às substituições aqui citadas, o PT Nacional deve se debruçar sobre o pedido de divisão de mandato requerido por Augusto Lobato, que pretende assumir a presidência do PT [ocupada hoje por Francimar] na prorrogação do mandato garantida às instâncias estaduais do partido.
Vamos aguardar os próximos capítulos…
(Do Blog do Marco D'Eça)
Nenhum comentário:
Postar um comentário