O Centro Especializado de Atenção às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais da Comarca de Timon (CEAV) atendeu 120 e acolheu 175 pessoas que sofreram tenham dano físico, moral, patrimonial ou psicológico, em 2023.
O órgão também fez 120 atendimentos para informações sobre os direitos das vítimas (social, psicológico e jurídico); 45 audiências por videoconferência; 63 encaminhamentos de vítimas para rede de serviços públicos e 44 articulações e parcerias com outras instituições.
Segundo relatório do CEAV de Timon do ano passado, foram feitos mais 398 atividades diversas, além de reuniões, triagens, visitas e palestras.
Além de acolher e prestar auxílio às pessoas que sofreram crimes e atos infracionais, o CEAV também direcionar as vítimas para serviços oferecidos pela rede parceira, conforme a necessidade e solicitação de cada uma.
EQUIPE MULTIDICIPLINAR
O CEAV foi instalado no dia 10 de maio de 2023, no 1º andar do Fórum de Timon. A equipe conta com a juíza coordenadora, Raquel Araújo Castro Teles de Menezes, a técnica judiciária Lena Sereno, servidora efetiva do TJMA, e equipe multidisciplinar formada pela psicóloga Amanda Porto e Assistente Social Bruna Carvalho, servidoras cedidas pela Prefeitura Municipal de Timon.
Para a juíza coordenadora, o Ceav representa uma nova visão do sistema de justiça quanto ao tratamento dado às vítimas de crimes e atos infracionais, possibilitando que elas sejam acolhidas de forma mais humanitária, sem contato com o autor do delito na audiências.
“Nesses primeiros meses de atividades, observamos o quão positivo tem sido esse tratamento humano e diferenciado na vida de cada uma das vítimas atendidas pela equipe de servidores e pelas instituições parceiras, a quem agradecemos o empenho para que todas as ações do Ceav sejam realizadas com êxito”, ressaltou a juíza. As informações são do TJMA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário