O Qualifica Maranhão 2024 concluiu seu ciclo de atividades em Balsas, nos dias 27 e 28 de junho, promovendo uma intensa capacitação para gestores municipais enfrentarem os desafios finais de seus mandatos. Organizado pela Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), o evento reuniu autoridades, especialistas e gestores desde abril, percorrendo diversas regiões do estado.
Desde sua primeira edição, o Qualifica Maranhão tem se destacado como um programa essencial para preparar gestores e técnicos municipais. Em sua segunda edição, o programa abordou temas como condutas eleitorais vedadas, desincompatibilização eleitoral e vedações da Lei de Responsabilidade Fiscal.
A iniciativa teve como objetivo levar aos participantes o conhecimento necessário para administrar o encerramento de um mandato municipal de forma ética e legalmente responsável. Durante o ciclo de 2024, o Qualifica Maranhão percorreu seis regionais: São Luís, Imperatriz, Pinheiro, Santa Inês, Balsas e a região ampliada que inclui São João dos Patos, Pedreiras, Caxias e Barra do Corda. Cada encontro foi uma oportunidade para gestores e técnicos locais se atualizarem sobre as melhores práticas e regulamentações que regem a gestão municipal.
A colaboração entre diversas instituições foi essencial para o sucesso do programa, incluindo o Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público Estadual, Escola de Governo do Estado do Maranhão, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e União dos Vereadores e Câmaras Municipais do Estado do Maranhão (UVCM).
"O Qualifica Maranhão não é apenas um programa de capacitação, mas uma plataforma que fortalece a administração pública municipal em todo o estado, que vamos manter como modelo, para garantirmos cada vez mais a eficiência da gestão pública municipal”, destacou Bigu de Oliveira, presidente da Famem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário