A Polícia Civil do Maranhão, por meio da Delegacia do Adolescente Infrator(DAI) de Timon, desde o começo do ano vem promovendo palestras em escolas da rede pública de ensino da cidade de Timon, no leste do estado, abordando a temática Bullying e as diretrizes do Estatuto da Criança e Adolescente, direitos e obrigações. As palestras estão sendo ministradas pelos investigadores Thiago Amaral e Edilson Ribeiro, da DAI.
Nos encontros, que contam com as participações de estudantes, responsáveis e gestores escolares, são abordados temas relacionados principalmente ao Bullying, o que significa, quais são os crimes mais comuns que podem ser praticados, a diferença dos atos praticados por crianças daqueles atos infracionais praticados por adolescentes e, por fim, comentado sobre o que o ofendido pode fazer para procurar ajuda.
Segundo o investigador Thiago Amaral, o projeto visa levar informações sobre diversos temas, cujo o objetivo é de reduzir os danos causados pela alta quantidade de adolescentes envolvidas em atividades criminosas. A equipe mapeia as regiões mais críticas formalizando propostas de palestras para as escolas municipais. “Dessa forma, integramos a comunidade escolar aos problemas vivenciados naquela região, uma forma de tentar mostrar que algo deve ser corrigido com apoio de todos os atores envolvidos”, destacou Amaral.
De janeiro a outubro, o projeto foi apresentado em seis escolas, atingindo diretamente cerca de 350 pessoas, entre pais e alunos.
A equipe da DAI destaca que serão realizadas outras palestras em diferentes escolas do município, como forma de conscientizar as crianças e adolescentes sobre os temas e as consequências na esfera penal do autor dos atos. As informações são da Ascom PCMA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário