Durante a sessão desta segunda-feira (14), a Câmara Municipal de Timon aprovou importantes matérias legislativas voltadas para a promoção da saúde, inclusão social, bem-estar animal e infraestrutura urbana. Em segunda votação, foram aprovados dois projetos de autoria do vereador Lázaro Martins: o Projeto de Lei nº 019/2025, que institui o Programa “Entre Mães”, destinado ao atendimento psicossocial e autocuidado de mães que se dedicam integralmente ao cuidado de filhos com Transtorno do Espectro Autista; e o Projeto de Lei nº 050/2025, que cria o Programa “Viver Bem, Enxergar Melhor”, com a proposta de realizar anualmente exames auditivos e oftalmológicos nos alunos da rede pública de ensino fundamental.Também foi aprovado em primeira votação o Projeto de Lei nº 022/2025, de autoria do vereador Ivan do Saborear, que institui a Semana de Conscientização sobre a Doença Falciforme no município. Já o vereador Marcos Moura teve aprovado em segunda votação o Projeto de Lei nº 034/2025, que trata da reserva de vagas especiais para gestantes e pessoas acompanhadas de crianças de colo. Na mesma sessão, foi aprovado o Projeto de Lei nº 044/2025, de autoria do vereador P. A Pedro Augusto, que dispõe sobre a criação da Lei Municipal de Defesa, Proteção e Bem-Estar Animal em Timon.
Além dos projetos de lei, foram apresentados e aprovados diversos requerimentos, entre eles votos de louvor à secretária municipal de Administração e Gestão de Pessoal, Wilma Freitas Rodrigues, e ao secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Marcel Almeida Soares. Também foram solicitadas obras como complementação e reforma asfáltica nas ruas 06 e São Sebastião, ambas no bairro Mangueira.
As indicações aprovadas abrangeram uma ampla gama de melhorias urbanas e sociais, incluindo a instalação de uma caixa d’água e ampliação de rede no povoado Carnaúba de Pedra, capina e limpeza da praça do Residencial Palestina, pavimentação de ruas no bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, realização do festival Timon Gospel, sinalização de avenidas no Parque Alvorada, instalação de ponto de atendimento do CRAS no bairro Compaz, e implantação do projeto Vem Dançar na Vila do Bec.
Também foram solicitadas a operação tapa-buraco no bairro Sete Estrelas, capina no Conjunto Boa Vista, regularização da iluminação na praça do bairro Mutirão, pavimentação da Rua 1003 no Planalto Formosa, indicação para sede do COREN em Timon, construção de galerias em povoados da zona rural ribeirinha norte, concretagem e cobertura ao lado do CRAS Parque União, além de ajustes nas atribuições da Fundação João Emílio Falcão para possibilitar cadastramento e pesquisa de atividades informais. Outras proposições incluíram pedidos de rota de ônibus para a Avenida São Luís, mudança de via dupla para única na Rua Jamil de Miranda Gedeon com instalação de redutor de velocidade, pavimentação de vias nos bairros Cícero Ferraz e São Francisco (Brejo), e a instalação de uma nova casa de lar de idosos no Parque Piauí.
Por fim, foram feitos pedidos de providências como o recapeamento da Rua 105 no Parque São Francisco, capacitação de novos cuidadores, reforma e sinalização de paradas de ônibus, e manutenção das estradas vicinais que ligam o povoado Bom Viver ao bairro Joia.